Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Relator do Senado recomenda rejeição da PEC da Blindagem

Parecer de Alessandro Vieira classifica proposta como inconstitucional e um retrocesso no combate à impunidade

24/09/2025 às 10:05 por Redação Plox

Em uma movimentação decisiva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) apresentou, nesta terça-feira (23), seu parecer contrário à Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC da Blindagem. A votação da matéria está agendada para esta quarta-feira, dia 24 de setembro.


Imagem Foto: Agência Senado

A proposta, que foi aprovada recentemente na Câmara dos Deputados, pretende resgatar uma antiga exigência de autorização prévia do Congresso Nacional para que deputados e senadores possam ser alvos de processos criminais. Segundo o relator, isso representa um retorno a um modelo que favorecia a impunidade e dificultava investigações.


Além dessa exigência, o texto também determina que decisões sobre prisões e processos envolvendo parlamentares passem a ser feitas por voto secreto. Outro ponto polêmico da PEC é a ampliação do foro privilegiado, que passaria a contemplar presidentes de partidos políticos com representação no Congresso.


Para Alessandro Vieira, tais mudanças ferem diretamente os princípios de moralidade, transparência e igualdade. Ele afirma que essas medidas transformam prerrogativas legais em privilégios pessoais e minam o esforço de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.
"O país quer o fim da impunidade, não mais blindagem para autoridades", afirmou o senador.

No parecer apresentado, o parlamentar sergipano destaca ainda que, entre os anos de 1988 e 2001, somente um pedido de investigação contra congressistas foi autorizado em meio a quase 300 solicitações. A situação mudou com a Emenda Constitucional nº 35, aprovada em 2001, que eliminou a necessidade de aval prévio do Legislativo, contribuindo significativamente para a redução da impunidade.


Vieira classifica a PEC 3/2021 como "inconstitucional, injurídica e contrária ao interesse público". Ele recomenda a rejeição completa do texto e também das emendas apresentadas. Para o relator, a proposta, que se apresenta como proteção institucional, na prática busca blindar parlamentares e dirigentes partidários de possíveis punições por crimes graves.


A tramitação no Senado, no entanto, ainda não está encerrada. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), incluiu o projeto na pauta desta quarta-feira com o objetivo de encerrar a discussão e “enterrar” o tema definitivamente. Apesar disso, mesmo que o parecer pela rejeição seja aprovado na comissão, a PEC pode ainda ser levada ao plenário, caso pelo menos nove senadores assinem um recurso para esse fim.


Assim, mesmo com o posicionamento contundente do relator e a pressão da opinião pública, o destino final da PEC dependerá da articulação política dentro do Senado nos próximos dias.


Compartilhar a notícia

Veja também
trenzinho
POLíTICA

Câmara analisa PL que proíbe músicas com tema sexual nos Trenzinhos da Alegria em Fabriciano

O projeto visa “proibir quaisquer tipos de músicas sensuais, com conotação pejorativo, com palavras torpes, que induz a sexualidade, estimula orgia, erotismo e uso de drogas nos Trenzinhos da Alegria"

MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
POLíTICA

Lula celebra a indicação de Flávio Dino ao STF

Presidente Lula expressa satisfação com a nomeação de Dino, descrito como "ministro comunista", para o Supremo Tribunal Federal.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
POLíTICA

Primeira-dama Janja da Silva responde a críticas após vídeo na Índia em meio a tragédia no RS

Janja e Presidente Lula enfrentam reações negativas nas redes sociais devido à recente catástrofe no Rio Grande do Sul

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar
POLíTICA

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar

Ministro do STF revoga restrição que impedia contato entre os dois; encontro acontece em Brasília

para você
Foto: Fábio Porchat - Reprodução/Globo
FAMOSOS

Fábio Porchat comenta experiência com massagem tântrica em programa de TV

Durante o programa "Que História É Essa, Porchat?", o apresentador detalhou sua vivência com a técnica que busca despertar zonas de pr

ESPORTES

Torcedores criticam narração de Galvão Bueno: "É muito Flamengo"

"É tão parcial que narrou como se fosse uma final de Copa do Mundo”, disse um internauta

Timóteo adere a projeto que promove inclusão e sustentabilidade nas escolas
EDUCAçãO

Timóteo adere a projeto que promove inclusão e sustentabilidade nas escolas

Iniciativa apresentada na Assembleia de MG une municípios para transformar a educação com foco em diversidade e consciência ambiental

Emmy 2025 consagra 'The Pitt', 'The Studio' e 'Adolescência'
LAZER

Emmy 2025 consagra 'The Pitt', 'The Studio' e 'Adolescência'

Séries da HBO Max, Apple TV+ e Netflix dominaram a premiação e reforçaram o poder do streaming no Emmy 2025