ANM alerta para risco de rompimento de barragens devido às fortes chuvas em MG

O estado possui três barragens, todas pertencentes à Vale, em nível de emergência 3, considerado o mais alto.

Por Plox

24/10/2020 14h26 - Atualizado há mais de 3 anos

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um comunicado pedindo para que os empreendimentos que possuem barragens em Minas Gerais redobrem a atenção neste fim de semana. O alerta é motivado pelas fortes chuvas previstas para o estado, devido à formação de um ciclone subtropical na costa do Espirito Santo.  

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para este sábado (24) e domingo (25) em Minas Gerais é de chuva excessiva, superando 50 mm em 24 horas. Em Belo Horizonte-MG, por exemplo, é previsto que chova mais de 90 mm no domingo.  

O temor é ainda maior se considerarmos que três barragens estão no nível de emergência 3 em Minas Gerais, considerado o mais alto. As barragens neste nível são a barragem B3/B4, no distrito de Macacos, no município de Nova Lima, Forquilha III, em Ouro Preto, e Sul Superior, no município de Barão de Cocais. As três barragens pertencem à Vale.  

 

 

“A Agência Nacional de Mineração pede que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas – em especial do estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d'água dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto, durante todo o período de chuvas”, destacou a ANM no comunicado.  

Além disso, a ANM também pediu que “Eem caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado” e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) “tem que ser imediatamente informado”.

Confira o comunicado na íntegra:  

ANM pede alerta às barragens por conta das fortes chuvas em Minas Gerais

A previsão é de precipitações fortes onde há barragens em nível de emergência

Os empreendimentos que possuem barragens de mineração em Minas Gerias devem redobrar a atenção e o monitoramento das estruturas este final de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva excessiva no estado mineiro em 24 horas para valores superiores a 50 mm, entre o dia 24 e 25 de outubro. O estado possui três barragens em nível de emergência 3, considerado o mais alto.

 A Agência Nacional de Mineração pede que as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas – em especial do estado de conservação – além de manter atenção especial às tomadas d’agua dos vertedouros, para garantir a capacidade vertente de acordo com o projeto, durante todo o período de chuvas.

Em caso de qualquer situação de anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) deverá ser acionado e o SIGBM (Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens) tem que ser imediatamente informado.

 

Destaques