WhatsApp encerra suporte para Android 4.1 nesta terça-feira

Usuários de iPhone não serão afetados pela atualização.

Por Plox

24/10/2023 08h11 - Atualizado há mais de 1 ano

O WhatsApp, a partir desta terça-feira (24), deixa de ser compatível com a versão Android 4.1, também conhecida como Jelly Bean. Isso significa que os smartphones que possuem essa versão específica do sistema operacional não terão mais o aplicativo atualizado e funcionando de maneira adequada.

Novos requisitos e situação do iOS

Agora, para a utilização otimizada do aplicativo, é necessário que o dispositivo móvel opere com Android 5.0, nomeado Lollipop, ou alguma versão subsequente. Vale ressaltar que, para os usuários de iPhone, não ocorrerão alterações. O WhatsApp continuará a suportar o iOS 12 ou versões superiores.

A Meta, empresa proprietária do WhatsApp, tem por prática notificar seus usuários sobre tais encerramentos de compatibilidade. Contudo, nem a Meta e nem o Google, empresa responsável pelo sistema Android, divulgaram uma lista específica dos aparelhos que serão afetados por essa atualização. As informações foram repassadas pelo portal de notícias G1.

Razões para o fim do suporte

De acordo com declarações do WhatsApp, o aplicativo realiza uma revisão anual para identificar as versões mais antigas dos sistemas operacionais Android e iOS (iPhone) que possuem um menor número de usuários.

A partir desses levantamentos, algumas versões do aplicativo podem deixar de receber atualizações de segurança. Isso pode representar riscos para os usuários, tendo em vista que as correções de falhas são frequentes em qualquer software. A empresa ressalta que o procedimento de encerrar o suporte a versões mais antigas é uma prática comum no "setor tecnológico", visando garantir a integridade e o bom funcionamento do aplicativo.

Destaques