Halo solar: o que é o fenômeno que encantou moradores do Vale do Aço nesta quinta-feira
Fenômeno óptico formado pela refração da luz solar em cristais de gelo impressionou a região na manhã desta quinta-feira (24).
Por Plox
24/10/2024 13h55 - Atualizado há 11 meses
Na manhã desta quinta-feira (24), os moradores do Vale do Aço foram surpreendidos por um belo fenômeno óptico: um halo solar, visível a olho nu, formou-se ao redor do sol. O evento é causado pela refração da luz solar ao atravessar cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo Cirrostratus. Ele ocorre da mesma forma que o arco-íris, em que a luz, ao passar pelas partículas de gelo, decompõe-se nas cores que conhecemos. Contudo, no caso do halo solar, tem-se um formato circular por causa da geometria desses cristais de gelo.
Fenômeno antecede frente fria?
Segundo o conhecimento popular, o halo solar é um sinal de chuva, mas na verdade, é um indicador de boa umidade. É uma forma muito primitiva de prever a chuva. Geralmente, no final ou no começo de uma temporada chuvosa, os halos se tornam bastante comuns.

Cores semelhantes às do arco-íris
Embora seja um fenômeno relativamente comum, o halo solar muitas vezes passa despercebido devido à claridade do dia. No entanto, os moradores que testemunharam o evento puderam observar um círculo com tons semelhantes aos de um arco-íris ao redor do sol.
Beleza atmosférica
Mesmo não sendo raro, o halo solar nunca deixa de impressionar, sendo um lembrete da beleza e complexidade dos fenômenos naturais que ocorrem na atmosfera.