Política

Lula se desculpa após polêmica sobre traficantes e usuários de drogas

Presidente reconhece erro em declaração feita na Indonésia, reafirma compromisso no combate ao tráfico e destaca ações do governo federal

24/10/2025 às 18:50 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se retratou nesta sexta-feira (24) após ser alvo de críticas devido a declarações dadas durante uma coletiva de imprensa na Indonésia. Lula havia dito que “traficantes são vítimas de usuários de drogas”, o que gerou forte reação da oposição e de setores da sociedade.

Lula recorreu ao X para se desculpar por suas declarações sobre traficantes

Lula recorreu ao X para se desculpar por suas declarações sobre traficantes

Foto: Reprodução


Lula reconhece erro em declaração

Pelas redes sociais, o presidente admitiu que a frase foi mal colocada e reiterou sua posição de enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Lula também reforçou que, para ele, o combate às drogas deve ir além do discurso, destacando ações já desenvolvidas pelo governo federal.

Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado – Lula

Repercussão e reações políticas

A declaração de Lula na Indonésia tomou grande repercussão dentro e fora do país. O presidente afirmou que haveria uma relação direta entre quem vende e quem consome drogas, sugerindo que o usuário também teria responsabilidade sobre a existência dos traficantes.

O posicionamento acabou sendo duramente criticado por lideranças da oposição. Integrantes da bancada do PL na Câmara, por exemplo, chegaram a classificar a fala como “inacreditável” e acusaram o governo de “passar pano para o crime” em meio à violência enfrentada diariamente pela população.

Medidas e operações destacadas pelo governo

Na tentativa de reforçar o compromisso do governo no enfrentamento ao tráfico, Lula citou como exemplos a operação Carbono Oculto — que desarticulou um esquema bilionário no setor de combustíveis vinculado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) —, além do envio da PEC da Segurança Pública ao Congresso e recordes registrados em apreensões de drogas no Brasil.

Esclarecimentos e críticas a outros governos

Durante suas falas, Lula alertou para a necessidade de agir com cautela no combate ao tráfico, defendendo que toda repressão ao crime precisa ocorrer dentro da lei. Ele também criticou recentes manifestações do governo dos Estados Unidos sobre a repressão ao tráfico na Venezuela, afirmando que o correto é “prender, julgar e punir de acordo com a lei, e não matar as pessoas”.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a