Campanhas de Vacinação contra Pólio e Sarampo são prorrogadas em Timóteo

Timóteo terá Dia “D” Municipal no próximo sábado (28)

Por Plox

24/11/2020 21h35 - Atualizado há 2 meses

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou a prorrogação da s campanhas nacionais contra o Sarampo, Poliomielite e de Multivacinação no estado até o dia 4 de dezembro. Em Timóteo, a comunicação oficial foi realizada na tarde desta terça-feira (24). Imediatamente, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida mobilizou o setor de Vigilância Epidemiológica para a organização das estratégias para a continuidade das campanhas, inclusive definindo que será realizado o Dia “D” municipal de vacinação no próximo sábado, 28, em todas as Unidades Básicas de Saúde. De segunda a sexta-feira, a imunização acontecerá nas UBS que possuem salas de vacina.


Assim como na maioria dos municípios, as campanhas vem apresentando baixa cobertura vacinal, fato que amplia o risco de eventuais enfermidades. Recentemente, o Brasil enfrentou um surto de sarampo. A Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de adesão da comunidade às campanhas de imunização, porque as vacinas têm eficácia comprovada e evitam enfermidades.
Apesar do Ministério da Saúde inicialmente ter prorrogado as campanhas contra pólio e sarampo até o dia 20 de novembro - previstas para serem encerradas no mês de outubro-  a cobertura vacinal não atingiu a meta proposta. Desta forma, a Secretaria de Estado de Saúde prorrogou novamente as campanhas.
A Secretaria de Saúde de Timóteo destaca que as medidas de segurança para prevenção da Covid-19 estão sendo adotadas pelas unidades de saúde de referência do município, como o uso obrigatório de máscaras, uso de álcool gel e manter o distanciamento social mínimo de 1,5 metros de cada usuário.
Além da vacinação nas unidades básicas de saúde, nas últimas duas semanas, a Vigilância Epidemiológica montou equipes itinerantes para uma busca ativa do público alvo.  Houve ampla divulgação junto à população dos serviços de imunização.  


Salas de Vacina
De segunda a sexta-feira, as salas de vacina das unidades básicas de saúde disponibilizadas são: Sede, Primavera, João XXIII, Alegre, Limoeiro, Macuco, Cachoeira do Vale, Timotinho e Ana Moura, de acordo com o horário de funcionamento de cada UBS. No sábado (28), funcionarão também as unidades do Novo Tempo, Quitandinha, Ana Rita, Bela Vista, Alphaville, Recanto Verde e Olaria (Mário de Souza). O horário de atendimento no Dia “D” municipal será de 7h às 15h.
 

PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021