Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Equipamento inovador faz a medição digital da água infiltrada no solo

As instituições buscam agora um parceiro para produzir o equipamento em larga escala e inseri-lo no mercado

24/11/2020 às 14:05 por Redação Plox

Uma parceria entre a Embrapa Solos (RJ) e o também carioca Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF) desenvolveu solução inovadora para a automação da coleta de dados no campo, mais especificamente da infiltração e do fluxo de água no solo. Trata-se de um novo permeâmetro - equipamento mais usado no mundo para avaliar a condução da água nos solos - capaz de fazer essa coleta digitalmente, por meio de um microcomputador de baixo custo. Com isso, reduz o tempo e os custos da avaliação de parâmetros hidráulicos, que permite conhecer o processo de absorção de água pela terra. As instituições buscam agora um parceiro para produzir o equipamento em larga escala e inseri-lo no mercado.

Foto: reprodução pixabay

 

A medição da água infiltrada no solo é fundamental para otimizar a irrigação, diminuindo o desperdício de água e a erosão; e para estimar o desabamento de encostas, auxiliando na prevenção e na elaboração de alarmes mais eficazes e na avaliação do comportamento de terrenos para construção de estradas ou barragens. 

Entretanto, a avaliação de parâmetros hidráulicos do solo sempre foi um desafio para os pesquisadores, basicamente por dois motivos: a necessidade de um técnico treinado na coleta de dados e a avaliação, que é demorada e dispendiosa em recursos financeiros e tempo. Assim, uma das vantagens em se abordar o problema de modo interdisciplinar foi articular a expertise e a experiência de quem entende do problema dos solos (Embrapa Solos) com a aplicação de sensores inteligentes, ferramentas digitais de controle e condicionamento de sinais (CBPF).

O novo permeâmetro: digitalização na medição de água no solo

Os equipamentos mais utilizados no mundo para avaliar a condução da água nos solos saturados são os permeâmetros de poço e, entre esses, um dos mais populares é o Permeâmetro de Guelph. Ele necessita de um profissional para fazer a coleta manual dos dados de fluxos de água, que possibilitam calcular a condutividade hidráulica do solo. “A parceria entre a Embrapa e o CBPF desenvolveu um novo permeâmetro que faz essa coleta automatizada. Com esse aparelho, o técnico, que ficava por horas anotando os valores de fluxos, é liberado para fazer outras avaliações e coletas, aumentando o rendimento e a eficiência do trabalho no meio rural. Além disso, o equipamento tem uma precisão de leitura de milímetros e um registro de tempo de décimos de segundo, o que aumenta a precisão dos dados coletados”, conta o pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Teixeira. 

O Guelph é um equipamento analógico e de operação complexa. Os dados são obtidos pela leitura visual da variação do nível de uma coluna de água, utilizando uma escala milimetrada e um cronômetro. Os dados são registrados manualmente em uma caderneta. Essa operação é feita no campo, sob o sol, podendo levar muito tempo. O operador é um profissional caro que precisa de qualificação para a aquisição das medidas e os resultados são analisados posteriormente utilizando planilhas. O progresso do novo dispositivo vem do fato que as medidas são obtidas digitalmente, por um microcomputador de baixo custo.

“Além de medir a variação do volume e do tempo de um modo mais preciso, registrar em um cartão de memória e transmitir esses dados para um celular, ou tablet (via Bluetooth), o sistema calcula a grandeza imediatamente. Caso ocorra alguma inconsistência nas medidas, é possível identificar no local e fazê-las novamente, sem necessidade de um novo, e custoso, deslocamento. O dispositivo simplifica a operação de medida, permitindo seu uso por operadores com menor treinamento, além de alertar para certos erros devido a variações bruscas da temperatura que não eram considerados no método tradicional”, revela Geraldo Cernicchiaro, do CBPF.

Compartilhar a notícia

Para você
Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol
ESPORTES

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros