Conta oficial da Secom no Instagram é invadida com postagens sobre criptomoedas
Governo Lula investiga invasão à rede social da Secretaria de Comunicação, que divulgou conteúdo falso atribuído a Elon Musk.
Por Plox
24/11/2023 14h15 - Atualizado há cerca de 1 ano
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) confirmou que sua conta oficial no Instagram foi invadida na manhã desta sexta-feira (24 de novembro). Durante a invasão, duas postagens relacionadas a criptomoedas foram feitas: uma no feed e outra nos stories. As publicações, que apareceram por volta das 6h30 e permaneceram no ar por cerca de 10 minutos, foram posteriormente removidas.
Um print que circula nas redes sociais mostra que uma das postagens invasoras fazia referência a Bitcoin, falsamente atribuindo a declaração a Elon Musk, proprietário da rede social X (anteriormente conhecida como Twitter). A Secom, sob a gestão do ministro Paulo Pimenta, está investigando o incidente para identificar os responsáveis pela invasão e determinar como o acesso não autorizado ocorreu.
A situação gerou atenção nas redes sociais, com o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) comentando sobre a publicação invasora. Em uma nota, a Secom enfatizou que as postagens não foram feitas por nenhum membro de sua equipe e que as vias de acesso indevido à conta estão sendo apuradas.