HMC celebra Dia Nacional do Doador de Sangue com ações de captação

Unidade hospitalar recebe em média 600 doadores voluntários por mês.

Por Plox

24/11/2023 08h30 - Atualizado há cerca de 1 ano

Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, dia 25 de novembro, o Hospital Márcio Cunha reconhece a importância desse gesto de generosidade e solidariedade, como fundamentais na preservação de vidas. Para atender as demandas da hemoterapia do Hospital Márcio Cunha, a unidade desempenha um empenho contínuo na captação de doadores voluntários, com o intuito de suprir as necessidades sanguíneas dos pacientes assistidos pelo HMC. O hospital, que é referência para mais de 840 mil habitantes de 35 municípios da região leste de Minas Gerais, alcança cerca 600 doadores voluntários por mês.

Foto: Divulgação FSFX

 

As bolsas sanguíneas captadas na hemoterapia do HMC, além do hospital, atendem a outras unidades da mantenedora, Fundação São Francisco Xavier, como, a Unidade Avançada de Timóteo, unidade II do HMC e Unidade de Oncologia. Para manter o banco de sangue do HMC sustentável, mantendo a média mensal de doadores, o trabalho da hemoterapia é focado na fidelização do doador de repetição, ou seja, aquele que mantém o ciclo de doações respeitando os intervalos ideais entre homens e mulheres. De acordo com a enfermeira responsável pela hemoterapia do HMC, Claudiane Ferreira da Silva, o sangue tem papel fundamental para o funcionamento do corpo humano, e despertar essa consciência na população, promove a conscientização e atrai novos doadores voluntários. 

Foto: Divulgação FSFX

 

“Somos muito gratos àqueles que doam sangue de forma voluntária e reforçam o valor estimável das doações para o bem-estar de todos. Manter o banco de sangue do hospital em dia é um desafio diário. Nesta data, reforçamos o compromisso do HMC em fornecer recursos e apoio contínuo para suprir as demandas sanguíneas da nossa comunidade”, destaca Claudiane.

Ainda segundo a enfermeira responsável, períodos como feriados prolongados e férias escolares são fases consideradas críticas para manutenção do banco sanguíneo na unidade. Os tipos sanguíneos do grupo negativo como O-, A-, B-, AB- são considerados como as classificações sanguíneas que mais carecem de doadores na unidade. 

No site da Fundação São Francisco Xavier é possível encontrar informações sobre doação e o que é preciso para ser tornar um doador. Doar sangue salva vida!

Confira os horários e contatos para o agendamento:

HMC:  segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 11h e entre 13h e 15h30. O agendamento é feito pelo telefone (31) 3829-9600 ou pelo WhatsApp (31) 99686-1060 ou (31) 98480-8199.


 

Destaques