Putin ordena nova ofensiva do exército russo contra cidades ucranianas
Avdiivka, cidade-chave na Ucrânia, sofre bombardeios sistemáticos enquanto a Rússia destrói drones ucranianos na Crimeia e no sul do país
Por Plox
24/11/2023 09h44 - Atualizado há cerca de 1 ano
Avdiivka, uma cidade industrial situada no leste da Ucrânia, enfrenta atualmente sua terceira onda de ataques desde 10 de outubro, lançados pelas forças russas. Estes bombardeios sistemáticos têm como alvo o centro da cidade, conforme declarou nesta sexta-feira Vitaly Barabash, prefeito de Avdiivka, à televisão. A cidade, que já vem sofrendo ataques incessantes há mais de um mês, representa um ponto estratégico de resistência ucraniana, marcando a linha de frente na região.
Cenário de Guerra em Avdiivka
Em julho de 2014, Avdiivka caiu brevemente sob o controle de separatistas apoiados pela Rússia, mas logo retornou ao domínio ucraniano. Desde então, a cidade, em grande parte devastada, simboliza a resistência da Ucrânia. As forças ucranianas, fortificadas em sólidas defesas, cederam algum terreno há um mês, mas continuam resistindo. Atualmente, cerca de 1.350 pessoas residem em Avdiivka, um número significativamente menor em comparação com os 30.000 habitantes antes do início do conflito.
Conflito Ampliado: Ataques na Crimeia e no Sul da Rússia
Além dos ataques em Avdiivka, a Rússia reportou a destruição de 16 drones ucranianos na Crimeia, território anexado, e na região sul do país. O Ministério da Defesa russo declarou que essa ação frustrou uma tentativa de ataque terrorista por parte do regime de Kiev. Os sistemas de defesa aérea russos destruíram 13 drones na Crimeia e três na região de Volgogrado. Os ataques ucranianos contra território russo têm se intensificado nos últimos meses, especialmente na Crimeia, um ponto estratégico para a frota russa no Mar Negro e uma rota vital de abastecimento para suas forças na Ucrânia.