Extra

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte para Caraguatatuba e Ubatuba

Após registro de 180 mm de chuva em 24 horas em Ubatuba, mais da metade da média histórica mensal, Defesa Civil aciona sistema de cellbroadcast e coloca todo o Litoral Norte e regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Bragantina em estado de alerta para tempestades, alagamentos e deslizamentos

24/11/2025 às 09:38 por Redação Plox

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta severo para risco de chuva forte em Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte, na madrugada desta segunda-feira (24). Ainda não há confirmação se outras cidades da região também foram notificadas.

Defesa Civil emite alerta severo para chuva intensa no Litoral Norte de SP, com risco de alagamentos e deslizamentos

Defesa Civil emite alerta severo para chuva intensa no Litoral Norte de SP, com risco de alagamentos e deslizamentos

Foto: Reprodução / TV Vanguarda.


Alerta nos celulares e risco de desastres

A mensagem de alerta severo foi enviada por meio do sistema de avisos da Defesa Civil e apareceu nos celulares acompanhada de um som agudo e vibração. No texto, o órgão informou: “Chuva forte persistente com risco alto para alagamentos e deslizamentos nas próximas horas em Caraguatatuba e Ubatuba. Mantenha-se em local seguro”.


Em Ubatuba, o volume de chuva nas últimas 24 horas chegou a 180 milímetros, o maior índice registrado no estado de São Paulo no período. O acumulado representa mais da metade da média histórica de precipitação para todo o mês na cidade, de 263,6 milímetros.


Moradores de Caraguatatuba e Ubatuba devem redobrar a atenção para alagamentos, enxurradas e deslizamentos de encostas. Em situações de emergência, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Todas as cidades da região em estado de alerta

Todas as 46 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte de SP e região bragantina estão em situação de alerta para tempestades. Segundo a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuvas intensas, ventos de até 100 km/h, queda de granizo, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.

Como funciona o sistema de cellbroadcast

O sistema de alertas utilizado é baseado na tecnologia de cellbroadcast, desenvolvida pelo governo federal para avisar a população sobre riscos de desastres e orientar sobre medidas de segurança. As mensagens “saltam” na tela do celular, sobrepondo qualquer conteúdo que esteja em exibição naquele momento.


O novo sistema de alerta de desastres começou a operar no fim de 2024. A partir da localização dos aparelhos, a Defesa Civil de cada estado envia mensagens conforme o nível de risco para enchentes, deslizamentos e outros eventos extremos relacionados à chuva.


O recebimento dos avisos não exige cadastro prévio do usuário. Além disso, o alerta sonoro é emitido mesmo quando o celular está no modo silencioso e só desaparece da tela após o usuário confirmar a leitura da mensagem.

Para receber os alertas, é necessário ter um celular comprado a partir de 2020, compatível com a tecnologia, e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a