Política

CPMI do INSS cancela reunião por nova ausência de depoentes

Empresário usa habeas corpus para não comparecer e ex-coordenador do INSS falta pela segunda vez, levando comissão a pedir condução coercitiva na Justiça

24/11/2025 às 09:23 por Redação Plox

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS voltou a cancelar uma reunião nesta segunda-feira (24) por falta de depoentes. O colegiado, que investiga um esquema de fraudes em aposentadorias, havia marcado a sessão para ouvir o empresário Rodrigo Moraes, citado nas investigações, e Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS.

Carlos Viana comanda a CPMI, acompanhado do vice-presidente Duarte Jr. e do relator Alfredo Gaspar

Carlos Viana comanda a CPMI, acompanhado do vice-presidente Duarte Jr. e do relator Alfredo Gaspar

Foto: Fonte: Agência Senado


Moraes obteve um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) que o autorizou a não comparecer ao depoimento. Já Jucimar havia confirmado presença, chegou a emitir passagem para Brasília, mas comunicou posteriormente que não poderia viajar por motivos de saúde.

Esta é a segunda vez que o ex-coordenador não atende à convocação da CPMI. Em 17 de novembro, outra reunião também precisou ser cancelada pela ausência de depoentes.

Comissão tenta condução coercitiva de ex-coordenador

Ao anunciar o novo adiamento, em nota, a CPMI informou que busca na Justiça autorização para realizar a condução coercitiva de Jucimar, com o objetivo de garantir sua oitiva pelo colegiado.

A comissão ainda não divulgou nova data para a remarcação dos depoimentos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a