Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Programa Gás do Povo começa a funcionar em todo o país; veja cidades contempladas
Benefício federal de recarga gratuita de botijões de gás atenderá inicialmente 1 milhão de famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, com meta de alcançar mais de 15 milhões até março
24/11/2025 às 10:38por Redação Plox
24/11/2025 às 10:38
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O programa Gás do Povo, que garante recarga gratuita de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda, começa a operar em nível nacional nesta segunda-feira (24). A implementação será gradual e, na primeira etapa, a previsão é atender 1 milhão de famílias em dez capitais do país.
As cidades incluídas inicialmente são: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).
A implementação será feita de forma gradual e, na fase inicial, a meta é alcançar 1 milhão de famílias em dez capitais das cinco regiões do Brasil
Foto: Reprodução / Agência Brasil.
A Caixa Econômica Federal será responsável por operacionalizar o benefício, realizando a distribuição dos vales-carga, cadastrando as revendedoras participantes e validando os meios de acesso dos usuários.
Até o fim de março, a expectativa do governo é de que mais de 15 milhões de famílias sejam alcançadas pelo programa.
Quem tem direito à recarga gratuita
Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo (R$ 759), com prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família, cujo critério de renda per capita é de até R$ 218.
É necessário ainda que o registro no CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses para que o benefício seja liberado.
Quando o programa começa a valer na prática
A previsão é que os primeiros botijões com recarga gratuita comecem a ser entregues na última quinzena de novembro, mas ainda não há um cronograma oficial divulgado.
A expectativa é que, até março de 2026, o Gás do Povo já esteja alcançando todos os beneficiários previstos.
Como será feita a retirada do botijão
A recarga gratuita poderá ser realizada diretamente nas revendedoras que aderirem voluntariamente ao programa, sem intermediários. A liberação será feita por validação eletrônica, por meio de solução tecnológica utilizada pela revenda e fornecida pela Caixa.
O responsável pela família poderá retirar o gás usando um dos seguintes meios de acesso:
- Cartão com chip do Bolsa Família e senha;
- Cartão de débito de conta Caixa e senha;
- CPF, com código de validação enviado ao celular cadastrado.
Quantos botijões cada família pode receber
A quantidade de auxílios anuais de recarga gratuita varia conforme o tamanho da família:
- Famílias de duas ou três pessoas: quatro auxílios por ano;
- Famílias de quatro ou mais pessoas: seis auxílios por ano.
Os auxílios não são cumulativos e devem ser usados dentro do prazo de validade.
Prazo de validade do benefício
O benefício terá prazo máximo de utilização a partir da data em que o voucher for disponibilizado, de acordo com o número de integrantes da família:
- Famílias de duas ou três pessoas: validade de três meses;
- Famílias de quatro ou mais pessoas: validade de dois meses.
Como saber se a revenda participa do programa
As revendas que aderirem ao Gás do Povo deverão seguir regras específicas de identidade visual, que envolvem:
- Portarias de revenda;
- Botijões de GLP;
- Veículos de transporte;
- Materiais de comunicação.
Além disso, o aplicativo do beneficiário indicará os pontos de revenda credenciados mais próximos da residência cadastrada.
Oposta do Tijuca Tênis Clube na Superliga Feminina 25/26, Júlia Azevedo foi atingida nas costas em tentativa de assalto na Rua Conde de Bonfim; projétil passou a menos de 1 cm da coluna e da bexiga, e jogadora se recupera em casa
Oposta do Tijuca Tênis Clube na Superliga Feminina 25/26, Júlia Azevedo foi atingida nas costas em tentativa de assalto na Rua Conde de Bonfim; projétil passou a menos de 1 cm da coluna e da bexiga, e jogadora se recupera em casa