História de superação marca empresa de motocicleta em Ipatinga

Pai e filhos se unem na loja que ele montou

Por Plox

24/12/2021 18h38 - Atualizado há mais de 2 anos

Com a chegada do Natal, fala-se muito em renascer, em renovar as esperanças e em reviver. Mas, se o homem é finito, como poderemos reviver? O Plox encontrou uma parte da resposta em uma loja de motocicletas na cidade de Ipatinga em Minas Gerais.

Dois irmãos, Anderson Alves Arruda, de 37 anos e Alisson Alves Arruda de 39, foram escolhidos pela vida para viverem uma situação marcante: dolorida, mas inspiradora. Eles contam que moravam fora do Brasil e, com desejos de retornarem, tiveram a ajuda do pai, que, com experiência em comércio, começou a montar uma loja para ser um negócio da família. A ideia inicial foi de Anderson. De longe, ele se informava do andamento das coisas, com todas as dificuldades de se criar um novo negócio no Brasil.

Tempos depois, Anderson voltou ao país. O pai continuou dando suporte. O irmão Alisson também voltou dos Estados Unidos e a loja foi ganhando corpo. Assim, os três se esmeraram em tornar a empresa uma referência no setor de peças e serviços para motocicletas. Mineiramente, a loja foi nomeada de MG Moto Peças.
 

 

Um grave acidente

O trabalho exaustivo na loja era recompensado pela expectativa do recomeço perto da família, após os irmãos terem retornado do exterior. Mas a vida é estrada de rumo incerto. Em março de 2011, o pai, Edison Arruda Costa, à época com 56 anos, levava a mãe deles para uma consulta de rotina. Um veículo fechou a motocicleta em que o casal seguia. Os irmãos tinham agora uma situação difícil para enfrentar: o pai e a mãe vítimas de um grave acidente.  Edison e Maria de Fátima foram socorridos. Ela se recuperou primeiro, mas Edison teve, entre os ferimentos, um grave, na cabeça. Ele entrou em coma. E os irmãos, um dia amparados pelo casal, precisaram ser o esteio, o suporte e o provimento da família. A loja de motos era o que  lhes tomava o tempo, mas também o fruto da dedicação da família.

Dias de ansiedade, medo e tensão com o pai naquele estado. Lentamente, Edison foi se recuperando e saiu do coma profundo mas com fortes sequelas, inclusive perda da memória. Aos irmãos, havia uma única opção: continuar. 

 

Foto: divulgação


Hoje, mais de 10 anos depois, eles mostram ao Plox uma fotografia, mais valiosa que tudo que eles têm. O registro mostra os três juntos, incluindo o pai, Edison, que está quase completamente curado. Mostra também que os irmãos deram um passo atrás e colocaram o pai à frente. A foto não tem preço, tem valor. Tem a mensagem de que é possível reviver e renascer, no outro. Que para seguirmos em frente, precisamos às vezes dar um passo atrás. A árvore vicejante só resiste aos ventos fortes se tiver raízes profundas.

 

Em frente

Os três agora tem planos juntos e a MG Moto Peças está se expandindo. Transformou as dificuldades enfrentadas com o comércio fechado na pandemia em oportunidade e implementou as vendas pela internet. 

 

Foto: divulgação

A empresa contratou um profissional para gerenciar o novo projeto, com objetivo de amplificar os resultados de vendas web e local. Os empreendedores ampliaram a gama de produtos e acessórios para motocicletas. Contam com orgulho das iniciativas de sempre buscar oferecer o melhor à região, como quando inovaram com um equipamento especializado para desempenhar chassis.  

 

Foto: divulgação

 

O capital não era suficiente, mas os irmãos foram ao banco com o plano de investimento e conseguiram o aporte financeiro necessário para tal investida. Essa jogada foi de suma importância para alavancar a empresa na cidade e também na região.

“Hoje as vendas vão além da loja online própria no site www.mgmotopeças.com.br, se destacam nos maiores marketplaces nacionais: Mercado Livre, Mercado Shop, Shopee, Magalu, Amazon, Americanas, Submarino e Shoptime. Esse impulsionamento cresceu exponencialmente o volume de vendas e receita da empresa, criando assim um horizonte aberto de possibilidades  e desejo contínuo de melhorias e evoluções. Graças ao bom Deus são 15 anos de luta e conquistas, nunca foi fácil, a cada dia um novo desafio, mas juntos somos uma família que veio para ficar no mercado do ramo de motocicletas,”, afirma Anderson Arruda.

 

Foto: divulgação

 

A loja tem capacetes com alta tecnologia, serviços especializados e outras implementações contadas com entusiasmo de quem tem amor à vida. 

 

Edison e os filhos em foto recente - divulgação

 

“Vamos montar uma nova fachada, bem bonita e melhorar mais o ambiente para nossos clientes”, contam os empreendedores. Se depender deles. 2022 será um ano bonito.

 

A loja se tornou uma referência no setor - foto: divulgação

 

A MG Moto Peças tem sede própria na Rua Minerais, 760, no bairro Iguaçu.

Destaques