Tragédia nas chuvas em São Paulo: homem morre em Itaquera após ser arrastado por enxurrada
Fortes chuvas causam estragos na capital e interior do Estado, com alagamentos, quedas de árvores e outros incidentes
Por Plox
24/12/2023 13h19 - Atualizado há 10 meses
As chuvas intensas que atingiram o Estado de São Paulo no último sábado (23) resultaram em um cenário de destruição e tragédia. Em Itaquera, na zona leste da capital paulista, um homem de cerca de 40 anos, ainda não identificado, foi vítima fatal ao ser arrastado por uma enxurrada e cair em um córrego. O Corpo de Bombeiros localizou seu corpo na manhã deste domingo (24), sob a Ponte do Tatuapé, após retomar as buscas iniciadas no sábado.
Impacto na capital paulista
Na cidade de São Paulo, a Defesa Civil do Estado registrou 54 chamadas relacionadas à quedas de árvores, 156 chamadas para enchentes e alagamentos, e oito para desabamentos. Houve 18 pontos de alagamentos intransitáveis e dez córregos transbordaram. Os bairros mais afetados incluem São Mateus, Ipiranga, Jabaquara, Tremembé, Mooca e Cidade Ademar. Felizmente, até o início da tarde de sábado, não houve relatos de desalojados ou desabrigados na capital.
Ocorrências no interior de São Paulo
Além da capital, o interior e região metropolitana também sofreram com as chuvas. Em São Caetano do Sul, a queda de um muro resultou na interdição de residências e desalojamento de cinco pessoas. Caçapava enfrentou quedas de árvores e alagamentos, afetando 22 residências e desalojando quatro pessoas.
Em Ribeirão Preto, as fortes chuvas levaram a alagamentos, transbordamento de córregos e quedas de árvores. Na ocasião, um homem morreu após receber uma descarga elétrica ao tentar ajudar pessoas ilhadas durante um alagamento.
Estes eventos destacam a gravidade dos impactos das chuvas no Estado, levando as autoridades a intensificar esforços de resgate e assistência às áreas mais afetadas.