Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Bolsonaro será operado de hérnia inguinal bilateral em hospital de Brasília
Ex-presidente deixará prisão na sede da PF para cirurgia no DF Star, na manhã de quinta-feira de Natal, com duração prevista de três a quatro horas e internação de até sete dias sob vigilância 24 horas determinada por Moraes
24/12/2025 às 10:10por Redação Plox
24/12/2025 às 10:10
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Prevista para a manhã desta quinta-feira de Natal, a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro deve durar entre três e quatro horas e será feita sob anestesia geral, em Brasília.
Bolsonaro passará pela sexta cirurgia desde quando recebeu a facada, em 2018
Foto: Agência Brasil
O procedimento ocorrerá no hospital DF Star e será conduzido por médicos vindos de São Paulo, segundo informações da colunista da CNN Brasil Isabel Mega.
Esta será a sexta cirurgia pela qual Bolsonaro passa desde a facada sofrida em 2018. A intervenção atual é considerada menos complexa do que a última, realizada em 2023, que se estendeu por 12 horas.
Correção de hérnia inguinal e previsão de internação
Bolsonaro será operado para corrigir uma hérnia inguinal bilateral, abertura na parede abdominal na região da virilha que permite a saída de conteúdo intestinal. Procedimentos desse tipo são classificados como comuns na prática cirúrgica.
Após a cirurgia desta quinta-feira (24), a previsão é de que o ex-presidente permaneça internado por um período de cinco a sete dias no hospital DF Star, em regime de acompanhamento médico contínuo.
Saída da prisão e esquema de segurança no hospital
Antes da operação, Bolsonaro será internado nesta quarta-feira (24), quando deixará a prisão na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília. A transferência está ligada ao planejamento da equipe médica e às condições necessárias para a realização da cirurgia.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que ao menos dois policiais federais permaneçam de forma permanente na porta da sala em que o ex-presidente será operado. A medida vale tanto para o momento do procedimento quanto para todo o período de recuperação e internação.
A Polícia Federal deverá garantir, ainda, a segurança e fiscalização 24 horas por dia, mantendo, no mínimo, dois policiais federais na porta do quarto do hospital, bem como as equipes que entender necessárias dentro e fora do hospital
Alexandre de Moraes
De acordo com a decisão, a segurança será mantida em regime de vigilância 24 horas por dia, com presença mínima de dois agentes na porta do quarto e possibilidade de reforço das equipes dentro e fora do hospital, conforme avaliação da Polícia Federal.