Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
Jovem indígena paraguaio desaparecido há dois meses é resgatado em mata no interior de SP
Liberato Benítez Cáceres, de 19 anos, foi encontrado desorientado perto de Novo Horizonte e acolhido em abrigo para migrantes; após identificação com ajuda de reportagem de rádio, PF é acionada para repatriação ao Paraguai
24/12/2025 às 11:28por Redação Plox
24/12/2025 às 11:28
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um jovem indígena paraguaio de 19 anos, desaparecido havia mais de dois meses, foi resgatado em uma área de mata na região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a mais de 800 km de sua cidade de origem.
Indígena paraguaio de 19 anos estava desorientado, só falava guarani e foi resgatado em área de mata a 800 km de casa, no interior de SP.
Foto: Divulgação/Prefeitura de São José do Rio Preto.
Ele foi encontrado com sinais de desorientação em uma área de vegetação próxima a Novo Horizonte. Após o resgate, recebeu atendimento e deverá ser repatriado ao Paraguai.
Resgate e acolhimento em abrigo para migrantes
De acordo com a Prefeitura de São José do Rio Preto, o jovem foi identificado como Liberato Benítez Cáceres, de 19 anos. Ele foi localizado na última quinta-feira (18/12) e encaminhado à Casa do Caminho, serviço especializado no atendimento a imigrantes e migrantes em situação de vulnerabilidade.
Cáceres apresentava febre e recebeu cuidados médicos, além de alimentos, roupas e itens de higiene pessoal. Segundo a prefeitura, ele falava apenas guarani e não compreendia português, o que dificultou a identificação de sua origem e o contato com familiares.
Como a família foi localizada
Em buscas realizadas nas redes sociais e na internet, equipes municipais encontraram uma reportagem de uma rádio paraguaia sobre o desaparecimento de um jovem indígena da cidade de Pedro Juan Caballero, registrado em 30 de outubro. A partir dessa informação, foi possível chegar ao tio do rapaz e restabelecer o elo com a família.
Com o apoio dos familiares, as autoridades conseguiram acalmar o jovem, que conversou com o tio por meio de chamada de vídeo, ajudando a confirmar sua identidade e procedência.
Procedimentos para repatriação
A administração municipal também acionou a Polícia Federal para iniciar o processo de repatriação de Cáceres. A previsão é de que o retorno ocorra na sexta-feira (26).
O plano é que o jovem viaje acompanhado por uma equipe da prefeitura até Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai. De lá, seguirá para Pedro Juan Caballero, onde deve se reencontrar com a família e encerrar o período de mais de dois meses em que esteve desaparecido e distante de casa.