Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula ordena retirada de algemas de deportados e mobiliza FAB para transporte
Presidente intervém em caso de brasileiros deportados dos EUA; aeronave teve problemas técnicos e passageiros receberam assistência em Manaus.
25/01/2025 às 22:06por Redação Plox
25/01/2025 às 22:06
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a retirada imediata de correntes e algemas de brasileiros deportados dos Estados Unidos. O grupo chegou ao Brasil na sexta-feira (24), em um voo da companhia norte-americana Global Crossing Airlines, que enfrentou problemas técnicos e precisou parar em Manaus (AM). A medida foi motivada por relatos de desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos.
Foto: The White House/Reprodução/X
Segundo nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ministro Ricardo Lewandowski informou Lula sobre a situação após ser acionado pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues. Com a autorização do presidente, agentes da PF retiveram a aeronave, ordenaram a retirada das algemas dos deportados e garantiram que não fossem novamente detidos pelas autoridades americanas.
Problemas técnicos no voo e assistência em Manaus O voo, inicialmente previsto para chegar às 20h em Confins (MG), apresentou falhas no sistema de ar condicionado durante uma parada para abastecimento em Manaus. O problema fez com que alguns dos 158 passageiros, incluindo 88 brasileiros deportados, passassem mal.
Diante da possibilidade de esperar outra aeronave vinda dos EUA, a PF interveio, garantindo a soberania brasileira. Após o desembarque, os deportados passaram a noite no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam alimentação, colchões para descanso e acesso a chuveiros. Equipes de saúde brasileiras prestaram atendimento médico no local.
FAB assume transporte até o destino final Atendendo à ordem de Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou um avião KC-30 para concluir o transporte dos deportados até Confins. A aeronave decolará da Base Aérea de Brasília às 13h, com previsão de pouso em Manaus às 14h30. Durante o trajeto, os passageiros serão acompanhados por profissionais de saúde.
Em nota, o Ministério da Justiça reforçou que a dignidade da pessoa humana é um princípio inegociável da Constituição Federal, destacando que ações como esta visam garantir o respeito a direitos fundamentais.
Contexto das deportações em massa As deportações em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, intensificadas no início do mandato de Donald Trump, voltaram a ganhar força. Na última quinta-feira (23), mais de 500 pessoas foram detidas, com centenas sendo deportadas.
O voo retido em Manaus foi o primeiro dessa nova fase sob Trump, embora já estivesse programado antes de sua posse. Desde 2017, Brasil e EUA mantêm um acordo que permite deportações apenas em casos inapeláveis, sem possibilidade de recurso.
Altas temperaturas aumentam a evaporação e favorecem a formação de nuvens capazes de produzir pedras de gelo, trazendo riscos e prejuízos em diversas regiões do Brasil
Altas temperaturas aumentam a evaporação e favorecem a formação de nuvens capazes de produzir pedras de gelo, trazendo riscos e prejuízos em diversas regiões do Brasil