Caso suspeito de reinfecção da Covid-19 é registrado na região do Vale do Aço

Também entraram para o boletim a cidade de Ipatinga com dois casos e Coronel Fabriciano com apenas um, porém todos encerrados como casos inconclusivos

Por Plox

25/02/2021 04h46 - Atualizado há cerca de 3 anos

O Boletim Epidemiológico Semanal de Reinfecção Associada à Covid-19 registrou um caso suspeito no município de Caratinga, que pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço. A notificação entrou para o boletim da semana do dia 16 de fevereiro, que é divulgado pela Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Segundo informações do site Estado de Minas, trata-se de um homem de 27 anos, que deu positivo pela primeira vez no dia 8 de setembro e novamente no dia 8 de janeiro. A prefeitura informou que em todas as vezes o paciente foi acompanhado e já se encontra curado.  

De acordo com a SES-MG, é considerado reinfecção quando o "indivíduo tem dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 60 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios, desde que possua amostras respiratórias (pelo menos, uma amostra de cada episódio de infecção) disponíveis e viáveis para investigação".

Na região, também entraram para o boletim a cidade de Ipatinga com dois casos e Coronel Fabriciano com apenas um, porém todos encerrados como casos inconclusivos, ou seja, “sem viabilidade técnica para sequenciamento genômico (conservação inadequado, alíquota indisponível, carga viral insuficiente)”. Caratinga também tem um caso inconclusivo.

Até hoje, o Estado de Minas Gerais possui 187 notificações de casos de reinfecção, sendo 107 inconclusivos, 78 em investigação e 2 descartados. Nenhum foi confirmado até o momento. A cidade com maior número de registro é Belo Horizonte. Veja outras informações no último boletim divulgado
 

Destaques