Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Saiba como fazer Pix Saque e Pix Troco

    Especialista dá dicas sobre as novas funcionalidades do Pix e a segurança das operações

    Por Plox

    25/02/2022 09h45 - Atualizado há 4 meses

    Que o Pix caiu no gosto do brasileiro, é inegável. Os números do Banco Central falam por si só: são mais de 1 bilhão de transações via Pix feitas mensalmente no Brasil. Para se ter ideia do sucesso do novo formato de pagamento, em novembro de 2020, quando o sistema começou a operar, foram 27,61 milhões de transações. Mas é fato também que muita gente ainda não tem Pix – por não ter vínculo com instituições bancárias – ou teme ser alvo de algum tipo de golpe envolvendo a transferência de dinheiro e os pagamentos.

    “O sistema de segurança envolvendo o Pix está em constante atualização, para permitir que as transações, ocorram 24h, nos sete dias da semana. Além da facilidade e gratuidade para clientes pessoa física, o Pix pode ser acionado do celular, tablet e computador, deixando as transações mais ágeis. Basta a pessoa cadastrar sua chave Pix e começar a usar – pode ser via CPF, email, número de celular ou uma chave alfanumérica gerada aleatoriamente”, explica Lucas Thaislo, diretor de Produtos, Tecnologia e Inovação do Banco Semear.

    Como sequência da evolução do Pix, novas funcionalidades vão surgindo a cada dia, agora, com o Pix Saque e o Pix Troco, que prometem ainda mais praticidade e agilidade no dia a dia do usuário: poder sacar dinheiro num estabelecimento inscrito no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), por exemplo. Entre as comodidades, estão o empréstimo pessoal e a praticidade de realizar a transação para ter dinheiro em espécie para alguma necessidade imediata.

    “Em ambas as transações, Troco ou Saque, o usuário que quer retirar o dinheiro em espécie vai fazer um Pix para o agente ou estabelecimento que oferta o serviço. Via leitura de QR Code ou transferência simples, ele fará o Pix da sua conta para a conta do Agente de Saque, que entregará ao usuário o valor em espécie solicitado. É uma espécie de expansão dos terminais de saque 24h”, acrescenta Thaislo.

    No caso do Pix Saque, o dinheiro em espécie corresponderá ao valor da transação Pix realizada. Já no caso do Pix Troco, o valor entregue ao usuário será a diferença entre o valor do total do Pix e o valor da compra realizada. E as funcionalidades Pix não param por aí, outras novidades estão por vir, como PIX Cobrança, Aproximação, Débito Automático e muito mais.

    O pix - meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas lançado em outubro de 2020 – está em constante evolução e já conquistou a preferência da população brasileira. Entre os principais objetivos de criação do Pix estão diminuir custos, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes em transações bancárias; incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo; e promover a inclusão financeira de pessoas que não tinham conta em instituições tradicionais de maneira ágil e prática.

    Como fazer Pix Saque e Pix Troco?

    • O usuário que desejar sacar dinheiro em espécie, mas não há caixa de seu banco ou terminal 24h próximo;
    • Ele vai até um estabelecimento que oferte o serviço Pix Saque/Pix Troco e solicita a quantia. Ex: R$ 150,00*; O valor limite para saque é definido por cada Agente de Saque;
    • O Agente de saque criará o QR Code correspondente ao valor desejado;
    • Via leitura do QR Code, ele fará o Pix da sua conta para a conta do agente, que entregará ao usuário os R$ 150, 00 em espécie;
    • No caso do Pix Saque, o dinheiro em espécie corresponderá ao valor da transação Pix realizada. Já no caso do Pix Troco, o valor entregue ao usuário será a diferença entre o valor do total do Pix e o valor da compra realizada.
    • Onde fazer?
    • Estabelecimentos comerciais, caixas eletrônicos compartilhados e correspondentes bancários que tenham optado por disponibilizar o Pix Saque e Pix Troco.
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]