PEC que extingue jornada 6x1 é protocolada com apoio de 208 deputados
Proposta prevê jornada de quatro dias de trabalho e três de descanso
Por Plox
25/02/2025 19h39 - Atualizado há 5 meses
A deputada Erika Hilton (Psol-SP) protocolou nesta terça-feira (25) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa extinguir a jornada de trabalho 6x1, ou seja, seis dias trabalhados para um de descanso. O texto propõe um novo modelo, com quatro dias de trabalho e três de folga.
A proposta recebeu a adesão de 208 parlamentares, ultrapassando as 171 assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação na Câmara dos Deputados.
.jpg)
Apoio do governo e próximos passos
Durante uma coletiva de imprensa, Erika Hilton afirmou que ainda não discutiu o andamento da PEC com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), mas pretende tratar do assunto após o Carnaval.
Já o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), declarou que se empenhará para aprovar a medida, classificando-a como uma “questão do país”.
Agora, o texto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, de uma comissão especial. Caso avance, a proposta precisará do aval do plenário da Câmara, onde necessita de 308 votos favoráveis em dois turnos para ser aprovada.