Temporal de segunda-feira surpreende Ipatinga com ventos de até 90 km/h e destruição
Defesa Civil e equipes de emergência atuam para minimizar danos e restabelecer serviços na cidade
Por Plox
25/02/2025 18h15 - Atualizado há 6 meses
Uma forte tempestade, acompanhada de ventos entre 75 e 90 km/h, atingiu Ipatinga no final da tarde de segunda-feira (24), causando estragos em diversos bairros. Em apenas 40 minutos, a ventania destelhou casas, comércios e coberturas, derrubou árvores e postes, além de comprometer a fiação elétrica, de telefonia e internet.
Bairros mais afetados
Os impactos do temporal foram registrados em diferentes pontos da cidade, principalmente nos bairros Veneza 1 e 2, Centro, Novo Cruzeiro, Ideal, Cariru, Das Águas, Imbaúbas, Bom Retiro, Vale do Sol, Vila Celeste, Parque das Águas, Cidade Nobre, Ideal, Bom Jardim e Parque Ipanema.
A força do vento foi tão intensa que árvores inteiras foram arrancadas pela raiz, provocando interdições em ruas e avenidas e dificultando o trânsito.

Equipes de emergência nas ruas
Desde as primeiras horas após o temporal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cemig, Polícia Militar, Infrater e equipes das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente foram mobilizadas para atender as áreas mais atingidas e garantir a segurança da população.
A Prefeitura de Ipatinga realizou a interdição de diversas vias para remoção de árvores e reparos na infraestrutura. No entanto, no início da tarde desta terça-feira (25), ainda havia trechos interditados, como um ponto da Avenida Paladium, no bairro Imbaúbas, onde uma árvore caiu sobre postes de energia.

Falta de energia em vários bairros
Um dos principais problemas enfrentados após o temporal foi a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversos bairros. As equipes da Cemig trabalham para restabelecer os serviços o mais rápido possível.
Monitoramento de áreas de risco
O secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã, Júlio César Teodoro, informou que as áreas de risco do município seguem sendo monitoradas pela Defesa Civil. Regiões que sofreram com a tromba d’água de 12 de janeiro continuam sob observação, mas até o momento não há novos registros de ocorrências graves.

Canais de emergência
Em situações de risco ou emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (31) 3829-8181, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.