Temporal de segunda-feira surpreende Ipatinga com ventos de até 90 km/h e destruição

Defesa Civil e equipes de emergência atuam para minimizar danos e restabelecer serviços na cidade

Por Plox

25/02/2025 18h15 - Atualizado há 6 meses

Uma forte tempestade, acompanhada de ventos entre 75 e 90 km/h, atingiu Ipatinga no final da tarde de segunda-feira (24), causando estragos em diversos bairros. Em apenas 40 minutos, a ventania destelhou casas, comércios e coberturas, derrubou árvores e postes, além de comprometer a fiação elétrica, de telefonia e internet.

Bairros mais afetados

Os impactos do temporal foram registrados em diferentes pontos da cidade, principalmente nos bairros Veneza 1 e 2, Centro, Novo Cruzeiro, Ideal, Cariru, Das Águas, Imbaúbas, Bom Retiro, Vale do Sol, Vila Celeste, Parque das Águas, Cidade Nobre, Ideal, Bom Jardim e Parque Ipanema.

A força do vento foi tão intensa que árvores inteiras foram arrancadas pela raiz, provocando interdições em ruas e avenidas e dificultando o trânsito.

Foto: PMI

Equipes de emergência nas ruas

Desde as primeiras horas após o temporal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cemig, Polícia Militar, Infrater e equipes das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente foram mobilizadas para atender as áreas mais atingidas e garantir a segurança da população.

A Prefeitura de Ipatinga realizou a interdição de diversas vias para remoção de árvores e reparos na infraestrutura. No entanto, no início da tarde desta terça-feira (25), ainda havia trechos interditados, como um ponto da Avenida Paladium, no bairro Imbaúbas, onde uma árvore caiu sobre postes de energia.

Foto: PMI

Falta de energia em vários bairros

Um dos principais problemas enfrentados após o temporal foi a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversos bairros. As equipes da Cemig trabalham para restabelecer os serviços o mais rápido possível.

Monitoramento de áreas de risco

O secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã, Júlio César Teodoro, informou que as áreas de risco do município seguem sendo monitoradas pela Defesa Civil. Regiões que sofreram com a tromba d’água de 12 de janeiro continuam sob observação, mas até o momento não há novos registros de ocorrências graves.

Foto: PMI

Canais de emergência

Em situações de risco ou emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone (31) 3829-8181, e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Destaques