Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Fabriciano e Unimed apresentam estrutura para abrir novos leitos Covid-19

    Estrutura tem a capacidade para implantar até 100 novos leitos e atender o Vale do Aço

    Por Plox

    25/03/2021 18h43 - Atualizado há cerca de 1 ano

    Em visita ao antigo Hospital Unimed Vale do Aço (HUVA), a Prefeitura de Fabriciano e a Unimed Vale do Aço colocaram a disposição do governo do Estado uma área construída de quase sete mil metros quadrados com capacidade para implantar até 100 novos leitos emergenciais para tratar paciente com Covid-19.

    Estiveram presentes na visita o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius; diretor presente da Unimed Vale do Aço, Dr. José Maurício; Ernani Duque superintendente Regional de Saúde de Minas Gerais (SRS-MG); secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau. Os presentes constataram que a área oferecida tem totais condições de receber os novos leitos.

    Foto: Divulgação PMCF

     

    A disponibilidade de leitos, sobretudo de UTI, tem sido um grande gargalo no enfrentamento ao Covid-19. No Vale do Aço, todos os hospitais já anunciaram que a taxa de ocupação está próxima de 100%.

    “Agradecemos primeiramente a Unimed por nos disponibilizar este espaço para a criação de novos leitos, lembramos que eles só serão possíveis caso o Estado deseje habilitar pelo SUS Fácil e envie os recursos para custeio e contratação de pessoal”, avaliou o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

    Dr. Marcos também comentou sobre a adesão obrigatória do município à “Onda Roxa”. “A partir do momento em que o município é acionado judicialmente e colocado na ‘Onda Roxa’, as políticas públicas de saúde passam a depender unicamente do Estado. Então é preciso que o governo se prepare e ofereça melhores condições para os municípios trabalharem no combate ao vírus”, finaliza.

    Já Dr. José Maurício, da Unimed, destacou a importância de firmar parcerias neste momento crítico e de crise sanitária. “Somos atentos à situação do país e do nosso estado. Por essa razão, vamos unir forças com os órgãos públicos para que novos leitos sejam habilitados na região e que mais pacientes, dentro da demanda e da necessidade, sejam atendidos e vidas sejam salvas”, afirmou.

    ÁREA DISPONÍVEL

    Foto: Marcelo Augusto / PLOX

     

    O antigo Hospital Unimed Vale do Aço (HUVA) está localizado na Rua Ipanema, no Centro de Coronel Fabriciano. O espaço está desativado desde 2015, quando a estrutura hospitalar da cooperativa foi transferida para o Hospital Metropolitano, no Santa Teresinha. Hoje, apenas o laboratório de imagens funciona no local, ocupando 500 metros quadrados da estrutura total com mais de sete mil metros quadrados. O antigo hospital da unidade conta cinco andares, área de enfermarias, elevadores, seis salas cirúrgicas e capacidade para instalação de cerca de 100 leitos.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]