Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Minas Gerais Inicia com Metas Ambiciosas

Iniciativa busca imunizar milhões e reduzir riscos relacionados ao vírus influenza

Por Plox

25/03/2024 12h22 - Atualizado há 4 meses

Em resposta à chegada do outono e antecipando o inverno, o estado de Minas Gerais lança uma ampla campanha de vacinação contra a gripe, com o objetivo de proteger mais de 8,7 milhões de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Esta 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, anunciada pela Secretaria de Estado de Saúde, começou hoje e seguirá até o dia 31 de maio, tendo seu momento de maior mobilização no Dia D, agendado para 13 de abril.

Foto: Katja Fuhlert (Pixabay)

A distribuição das vacinas iniciou-se após a chegada de 844 mil doses ao estado em 15 de março, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, que também comprometeu-se a fornecer mais doses durante o período de vacinação para suprir a demanda. A vacinação é apontada como uma estratégia eficaz para minimizar as complicações e óbitos causados pelo vírus influenza, sendo considerada segura e disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo Minas Gerais.

Na Região dos Inconfidentes, destaca-se o município de Mariana, onde a campanha terá início na Central de Imunização do bairro Barro Preto, das 8h às 14h desta segunda-feira. As UBSs locais também contarão com doses disponíveis para vacinação. Em paralelo, a Prefeitura de Ouro Preto dá start à sua campanha de vacinação hoje, 25 de março, visando alcançar a meta de vacinar ao menos 90% dos integrantes dos grupos prioritários. A administração local destaca a necessidade de apresentação da caderneta de vacinação para a aplicação das doses e informará, por meio de seus canais digitais e redes sociais, mais detalhes sobre o Dia D de vacinação na cidade.

Destaques