Bebê vítima de tráfico humano é resgatado em Portugal e repatriado ao Brasil
Criança brasileira de 1 ano e 4 meses foi levada para a Europa ainda recém-nascida e teve registro falsificado
Por Plox
25/03/2025 12h06 - Atualizado há 4 meses
Um bebê brasileiro, vítima de tráfico internacional de pessoas, foi resgatado em Portugal e repatriado ao Brasil após operação conduzida pela Polícia Federal. A criança, atualmente com um ano e quatro meses, havia sido levada para o país europeu ainda como recém-nascida, no final de 2023.

As investigações tiveram início após uma notificação do Ministério Público sobre um possível esquema de tráfico de recém-nascidos da região de Campinas para a Europa. A Delegacia da Polícia Federal em Campinas assumiu o caso, que revelou a falsificação do registro da criança, alterando informações sobre sua nacionalidade e naturalidade.

Em solo português, assistentes sociais conseguiram localizar o bebê e o colocaram sob os cuidados de uma família acolhedora. A confirmação da nacionalidade brasileira foi determinante para que a Justiça de Portugal expedisse uma ordem judicial autorizando a repatriação da criança.

Com apoio de um acordo de cooperação jurídica internacional, policiais federais brasileiras viajaram até Portugal, onde passaram alguns dias com a criança ao lado da família acolhedora, para facilitar a adaptação antes do retorno ao Brasil.
Já em território nacional, o bebê foi encaminhado a uma instituição de acolhimento familiar localizada em Valinhos, na região de Campinas. A Polícia Federal informou que a família acolhedora portuguesa segue em contato com a brasileira para auxiliar na transição da criança.
Em nota, a corporação destacou que o resgate segue as diretrizes do Protocolo de Palermo, tratado internacional do qual o Brasil é signatário desde 2004. O documento estabelece ações de combate ao tráfico de pessoas, proteção às vítimas e respeito aos direitos humanos.