Mais Médicos: novos profissionais chegam a municípios de Minas a partir de abril
Sete municípios mineiros vão receber médicos que passam por capacitação; estado também terá 222 vagas em novo edital
Por Plox
25/03/2025 15h19 - Atualizado há 7 dias
A partir de abril, Minas Gerais contará com o reforço de sete médicos formados no exterior para atuar na atenção primária à saúde. Esses profissionais estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) e serão direcionados a sete municípios mineiros, onde atuarão em áreas com maior vulnerabilidade social.
Atualmente, o estado tem 2.476 vagas ativas no programa Mais Médicos. Dessas, 2.165 estão ocupadas, enquanto 14 estão em fase de ocupação. Os médicos estão presentes em 589 municípios de Minas e prestam atendimento a aproximadamente 5,49 milhões de pessoas.
O índice de vulnerabilidade social é um dos critérios para a distribuição dos profissionais. No estado, 1.112 médicos atuam em cidades de baixa vulnerabilidade, 582 em média, 266 em alta e 39 em municípios com vulnerabilidade muito alta.

Além do reforço previsto para abril, Minas Gerais também foi contemplada no primeiro edital de 2025 do programa, lançado em março pelo Ministério da Saúde. O estado terá direito a 222 vagas, que serão preenchidas por novos profissionais da área. Ao todo, 148 municípios mineiros terão contratações imediatas e outros 515 entrarão no cadastro reserva.
Os médicos aprovados irão compor equipes da Saúde da Família, com foco em garantir atendimento contínuo e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário. As inscrições para os gestores municipais interessados em aderir ao programa seguem abertas até o dia 24 de março, por meio do sistema e-Gestor. O resultado do edital será divulgado em 8 de abril.
O Brasil conta atualmente com 26 mil médicos ativos no programa Mais Médicos, o dobro do registrado em 2022, quando havia 13,1 mil. A iniciativa já beneficia mais de 66 milhões de brasileiros em todo o território nacional.

Uma das ferramentas que auxilia na eficiência do atendimento é o e-SUS APS, prontuário eletrônico gratuito que integra as informações entre atenção primária e especializada, facilitando o acompanhamento do histórico clínico dos pacientes.
O MAAv, módulo em andamento até 11 de abril, capacita 402 médicos formados no exterior. A maioria dos participantes é composta por brasileiros: são 397, além de cinco estrangeiros. Do total, 52,7% são mulheres e 57 dos profissionais atuarão diretamente em comunidades indígenas.
Com parceria do Ministério da Educação (MEC), o curso aborda temas como saúde mental, equidade étnico-racial e o programa Bolsa Família. Todos os médicos serão avaliados ao final do curso e precisam alcançar pelo menos 50% de média para aprovação.