Xuxa diz ter vontade de agredir Bolsonaro após fala polêmica

Durante homenagem no SBT, apresentadora se revoltou ao comentar fala do ex-presidente sobre meninas venezuelanas

Por Plox

25/03/2025 16h48 - Atualizado há 6 dias

Durante participação no Programa Silvio Santos, apresentado por Patrícia Abravanel e exibido no último domingo (23), a apresentadora Xuxa Meneghel fez um desabafo que chamou a atenção dos telespectadores.


Imagem Foto: FV


Ao ser homenageada no quadro Especial Sala do Artista, Xuxa tocou em temas sensíveis e demonstrou forte indignação ao lembrar uma declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro, feita em 2022, sobre meninas venezuelanas. A artista, sem mencionar diretamente o nome do ex-chefe do Executivo, disse que teve vontade de dar um “soco” após ouvir a fala do político.


A crítica da apresentadora se concentrou no uso da expressão “pintou um clima”, utilizada por Bolsonaro para descrever o momento em que avistou adolescentes de 14 e 15 anos em uma comunidade em São Sebastião, no Distrito Federal. Segundo Xuxa, a frase teve um efeito repulsivo:


– Tem algumas coisas que não me descem. Não me cai bem. Todo mundo sabe que eu não gosto de falar de política, não sou de nenhum partido, nenhum lado. Mas quando eu vejo alguém falando, tipo olha para uma criança de 13 anos e diz “pintou um clima”, “não sei o quê”, aiiiii! Dá vontade de pegar e dar um soco – desabafou Xuxa.



O episódio citado por Xuxa ocorreu em outubro de 2022. À época, Bolsonaro relatou que, ao passar de moto por uma comunidade, notou algumas adolescentes venezuelanas bem arrumadas e comentou:


– Eu parei a moto em uma esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, 3, 4, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas em um sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. “Posso entrar na sua casa?”. Entrei. Tinham umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando. Todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida.


Posteriormente, o ex-presidente afirmou que o termo foi utilizado sem qualquer conotação imprópria e que ele entrou na casa das jovens acompanhado por jornalistas e seguranças. Segundo Bolsonaro, a expressão “pintou um clima” é usada por ele frequentemente, em diferentes contextos.



Além disso, Xuxa também comentou que, embora já tenha sido sondada a entrar na política, não pretende seguir esse caminho. Disse que prefere continuar atuando em prol das crianças, mas fora da esfera partidária:


– Eu ia querer continuar fazendo a política da criança sem precisar entrar em política, que é uma coisa que eu faço e gosto de fazer. Mas ia continuar brigando, brigar mais, pelos direitos da criança, sabe?


Em relação às declarações de Bolsonaro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) chegou a entrar com pedido judicial para que o ex-presidente fosse condenado ao pagamento de R$ 30 milhões por supostas violações aos direitos de crianças e adolescentes. No entanto, em novembro do ano passado, o pedido foi negado pela 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF.


O juiz Evandro Neiva de Amorim entendeu que não havia elementos suficientes para condenação. Para ele, as falas do político não configuraram incitação à discriminação ou conteúdo de natureza sexual.


– As declarações, por si só, não configuram violação de direitos fundamentais ou danos morais coletivos. Além disso, não foram apresentados elementos suficientes que demonstrem que essas falas causaram um impacto generalizado na sociedade ou comprometeram a dignidade das mencionadas adolescentes migrantes – concluiu o magistrado.



Destaques