Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Merenda em Timóteo está mais diversificada e rica do ponto de vista nutricional

Cardápio é pensado de acordo com a cultura dos alunos e do lugar onde eles vivem e da sazonalidade dos ingredientes usados

25/04/2019 às 17:39 por Redação Plox

A merenda escolar servida na rede municipal de ensino de Timóteo está mais diversificada e rica do ponto de vista nutricional. O cardápio é pensado de acordo com a cultura dos alunos e do lugar onde eles vivem e da sazonalidade (época do ano em que os itens dão frutos) dos ingredientes usados.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Tathiane Ferreira Silva, é a responsável pelas mudanças implementadas e que estão agradando em cheio o paladar de crianças e adultos, haja vista que os mais de 300  alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também são contemplados com a alimentação de qualidade. 

Rede municipal de ensino da PMT(Foto: divulgação PMT)

Além dos estudantes da EJA, diariamente são atendidos 1.165 alunos de creches que têm de 4 a 5 refeições diárias; cerca de 6 mil alunos das escolas da rede municipais; 95 do CREIA; e 195 da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).  Ao todo são quatro cardápios diferentes para cada tipo de público.

Tathiane Ferreira Silva foi a autora da renovação do cardápio tendo por base o Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE). Além do cardápio, ela desenvolve também um trabalho de educação nutricional e responde pelo treinamento de boas práticas na cozinha, destinado às merendeiras. 

Rede municipal de ensino da PMT(Foto: divulgação PMT)

As alterações propostas compreendem a quantidade exata de calorias, carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais com porções adequadas a cada faixa etária dos estudantes. No caso das creches, na qual os alunos estudam em tempo integral, por exemplo, 70% das necessidades nutricionais dessas crianças são atendidas. “O cardápio é variado; não tem preparação repetida e toda a semana muda”, explica a nutricionista.

Ela afirma que anualmente são introduzidos duas formulações diferentes de menu, um entre os meses de setembro e abril; e o outro entre maio a agosto. Depois de montar a lista ela é testada para verificar a aceitação da combinação de alimentos. Em caso positivo, é feita a ficha técnica de preparação que servirá de guia para as merendeiras prepararem as refeições e lanches diariamente.

Educação nutricional 

Como foi informado anteriormente, nas creches são servidas entre 4 e 5 refeições diariamente com café da manhã, lanche antes do almoço, almoço, lanche da tarde e jantar. Já os estudantes que estudam no período da manhã se alimentam com café e, posteriormente, merenda; já os alunos da tarde recebem merenda e depois uma fruta ou um suco de lanche da tarde. “O PNAE determina a oferta de frutas três vezes por semana, mas em Timóteo oferecemos todos os dias”, citou Tathiane, comemorando o retorno positivo que vem obtendo após a mudança do cardápio da merenda escolar.

Rede municipal de ensino da PMT(Foto: divulgação PMT)

O acompanhamento do trabalho nas escolas é feito por meio de registro fotográfico e de uma ficha de controle. A gestão para aquisição dos alimentos é executada quinzenalmente e, de acordo com a nutricionista, as quantidades são definidas conforme a necessidade de cada escola.

Tathiane Ferreira destacou ainda que tem estimulado a difusão da importância da educação nutricional para a alimentação saudável na promoção da saúde. Esse trabalho é feito em conjunto com as equipe pedagógica da rede municipal de ensino.
 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Trilhas de Futuro abre credenciamento para instituições de ensino técnico
EDUCAçãO

Trilhas de Futuro abre credenciamento para instituições de ensino técnico

Governo de Minas prevê 50 mil novas vagas em cursos gratuitos para a 6ª edição do programa

EDUCAçãO

Prouni 2/2024: MEC ofertará mais de 28,5 mil bolsas em Minas Gerais

Estado vai oferecer 16.393 bolsas integrais e 12.135 parciais pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Inscrições começarão em 23 de julho, via Portal Acesso Único

BH abre 200 vagas para curso gratuito de agroecologia online
EDUCAçãO

BH abre 200 vagas para curso gratuito de agroecologia online

Inscrições vão até 22 de agosto e curso começa em setembro com certificado para concluintes

Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@CALZUFMG
EDUCAçãO

Docente da UFMG enfrenta protestos de estudantes após declarações racistas

Centro acadêmico repudia ações e presta apoio aos estudantes

para você
WhatsApp-Image-2019-05-08-at-12.15.jpg
GERAL

Motoristas de aplicativos se reúnem em manifestação em Ipatinga

Falta de segurança e de reajuste por corrida são os principais questionamentos dos condutores

SAúDE

Treze ministros do governo Lula não completaram vacinação contra a Covid-19

Levantamento aponta que membros do alto escalão, incluindo Nísia Trindade, não tomaram dose de reforço recomendada

Exportações de carne suína atingem recorde histórico com 151,6 mil toneladas em setembro
ECONOMIA

Exportações de carne suína atingem recorde histórico com 151,6 mil toneladas em setembro

Volume embarcado no mês cresce quase 26% e impulsiona receita para US$ 368,4 milhões; Filipinas lideram importações e Sul mantém hegemonia na produção.

Ipatinga recebe show gratuito de jazz nesta sexta no Centro de Memória Usiminas
LAZER

Ipatinga recebe show gratuito de jazz nesta sexta no Centro de Memória Usiminas

Camila Rocha Trio se apresenta hoje, dia 26, às 20h, na Série Música no Jardim; evento conta com visitação ao espaço e food trucks