Campanha de vacinação começa nas escolas de Coronel Fabriciano

Prefeitura promove atualização do calendário vacinal em todas as unidades de ensino, incluindo alunos e professores

Por Plox

25/04/2025 06h44 - Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de Coronel Fabriciano deu início nesta quinta-feira (24) a uma ampla mobilização de vacinação nas escolas da cidade. A ação, liderada pelas Secretarias de Governança Saúde e de Educação, busca atualizar as cadernetas de vacinação de alunos e professores da rede de ensino, promovendo a imunização de forma abrangente em todo o município.


Imagem Foto: Divulgação


Todas as 55 instituições educacionais da cidade estão incluídas na campanha. O plano contempla desde escolas municipais, estaduais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), até as unidades particulares. Para coordenar o esforço, a Secretaria de Educação encaminhou a cada unidade um cronograma detalhado com os dias e horários das visitas das equipes de saúde.



Segundo a coordenadora de Imunização, Vislene Oliveira, a campanha começou pelas unidades de educação infantil. Todos os estudantes receberam termos de autorização que precisam ser assinados pelos pais ou responsáveis e acompanhados do cartão de vacinação da criança.
“Pais e responsáveis devem assinar o documento e enviar o cartão de vacina dos seus filhos. Todos imunizantes estão disponíveis e a campanha visa alcançar uma cobertura de até 99% da atualização das cadernetas de vacinação. Crianças, adolescentes e até professores com vacinas em atraso deverão receber as doses”, explica.


A iniciativa foi planejada estrategicamente para coincidir com o mês de abril, dedicado à promoção da saúde, e seguirá até o dia 2 de junho. Dentro desse período, está previsto o “Dia D da Vacinação”, marcado para o dia 10 de maio, com foco especial na imunização contra a influenza, uma das doenças contempladas no calendário vacinal oficial.


Além de proteger individualmente cada pessoa, a vacinação tem papel essencial na interrupção da circulação de doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Muitas dessas enfermidades, que já haviam sido erradicadas, estão reaparecendo devido à baixa adesão às campanhas vacinais.
“Vale ressaltar que, de acordo com dados de saúde pública, a cada minuto, seis pessoas morrem por doenças evitáveis com vacinas”, acrescenta Vislene Oliveira.


Com o apoio da Gestão Novos Tempos no Caminho Certo, o município reforça o chamado às famílias para que colaborem com a campanha. A vacinação escolar é uma estratégia que busca não apenas proteger os estudantes, mas também fortalecer a saúde coletiva, mantendo a comunidade mais segura e resistente ao retorno de doenças.


Destaques