Morador encontra cobras acasalando embaixo da cama e aciona resgate no RJ
Duas caninanas foram encontradas acasalando em uma residência de Lumiar, distrito de Nova Friburgo. Guardas-parques realizaram o resgate e os animais foram devolvidos à natureza
Por Plox
25/04/2025 12h21 - Atualizado há 3 dias
Uma situação incomum surpreendeu os moradores de uma casa localizada no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Dois animais inusitados foram encontrados debaixo da cama: um casal de cobras caninanas em pleno acasalamento.

O flagrante aconteceu nesta quinta-feira (24) e motivou o chamado dos guardas-parques da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima. Os profissionais chegaram rapidamente ao local e realizaram o resgate dos répteis, que não apresentavam sinais de ferimentos ou problemas de saúde.
Após serem encaminhadas para uma avaliação veterinária, as cobras foram consideradas saudáveis e, em seguida, reintroduzidas à natureza, longe das áreas urbanas. A espécie Spilotes pullatus, conhecida popularmente como caninana, é uma serpente não venenosa, de comportamento geralmente solitário, embora esta aparição tenha chamado atenção justamente por envolver um raro momento de acasalamento.
Com fama de ágil, a caninana pode atingir até 2,5 metros de comprimento e se alimenta principalmente de pequenos animais, como lagartas e sapos. Apesar do susto inicial, o episódio terminou de forma tranquila, com os 'pombinhos' de volta ao seu habitat natural.