Lula chega a Roma para funeral do papa Francisco

Presidente está entre os líderes mundiais presentes na despedida de Francisco; Janja o acompanha na cerimônia

Por Plox

25/04/2025 09h09 - Atualizado há 3 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma nesta sexta-feira (25/04) para participar do funeral do papa Francisco, marcado como um dos eventos diplomáticos mais relevantes do ano.


Imagem Foto: Redes sociais


Acompanhado pela primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, Lula se junta a aproximadamente 200 chefes de Estado e de governo que também são esperados para prestar suas últimas homenagens ao pontífice argentino. Durante sua estadia na capital italiana, o casal presidencial ficará hospedado na residência oficial da Embaixada do Brasil em Roma.



A previsão é de que a comitiva brasileira permaneça na Itália até o sábado (26/04), data marcada para o sepultamento de Francisco. A presença de Lula reforça o tom solene da despedida, marcada por uma grande mobilização de líderes religiosos e políticos de todo o mundo.


Logo após o anúncio da morte do papa, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente destacou:
\"A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos\"

.


A relação entre o presidente brasileiro e o papa Francisco já vinha sendo construída em encontros anteriores. Em junho de 2023, Lula esteve no Vaticano, onde foi recebido oficialmente por Francisco, durante uma visita à Itália. Agora, retorna ao país europeu para participar da despedida daquele que marcou a história da Igreja como o primeiro papa latino-americano.


Destaques