Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros sentiram alta nos preços no governo Lula
Levantamento do Instituto Paraná revela impacto da gestão atual no custo da alimentação
Por Plox
25/04/2025 18h30 - Atualizado há 3 dias
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta sexta-feira (25), um levantamento que evidencia o impacto da atual gestão federal no bolso dos brasileiros.

De acordo com a pesquisa, 73,7% dos entrevistados afirmaram que os preços dos produtos nos supermercados aumentaram desde que o presidente Lula (PT) reassumiu o cargo, em 2023. O estudo ouviu 2.020 eleitores de todas as regiões do país, entre os dias 16 e 19 de abril.
Em contraste, 16,9% dos participantes disseram que os valores permaneceram estáveis, enquanto apenas 7,1% notaram uma redução nos preços. Uma parcela de 2,3% dos entrevistados não soube opinar sobre a questão.
A pesquisa também avaliou a percepção sobre a situação financeira pessoal dos brasileiros. Para 42,7% dos ouvidos, não houve alteração em sua condição econômica, enquanto 36,8% relataram piora. Já 18,9% afirmaram que houve uma melhora, e 1,6% não soube responder.
Além disso, foi analisada a confiança dos brasileiros na promessa de campanha de Lula, que dizia facilitar o acesso à picanha e à cerveja para a população. Nesse aspecto, 68,4% não acreditam que essa meta será cumprida até o fim do mandato. Em contrapartida, 25,7% mantêm a esperança de que a promessa se concretize, e 5,9% preferiram não opinar.
\"73,7% dos brasileiros sentem que os preços aumentaram desde o retorno de Lula ao governo\", destacou o Instituto Paraná Pesquisas.
A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.