Vale do Aço entra em alerta de chuvas fortes nesta sexta; confira

Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo estão entre as cidades com previsão de até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h

Por Plox

25/04/2025 13h40 - Atualizado há 1 dia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas que devem atingir o estado de Minas Gerais nesta sexta-feira (25), incluindo cidades do Vale do Aço como Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.


De acordo com o órgão, as cidades sob o alerta amarelo podem registrar precipitações de até 50 milímetros por dia, acompanhadas por ventos de até 60 km/h. Esse volume de chuva é considerado forte, já que cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. O meteorologista Claudemir de Azevedo reforça que esse tipo de evento pode causar alagamentos e enxurradas, dependendo da intensidade e da duração da chuva.


O alerta emitido vale até as 10h de sábado (26) e inclui, além do Vale do Aço, a capital Belo Horizonte e outras 736 cidades mineiras. Dentre elas, 362 estão classificadas com o alerta laranja, indicando risco ainda maior, com possibilidade de até 100 mm de chuva e ventos de até 100 km/h.


Imagem Foto: Maressa Nascimento / PLOX


O Inmet orienta a população a não se abrigar sob árvores em caso de rajadas de vento, para evitar acidentes com quedas ou descargas elétricas. Também é recomendado que veículos não sejam estacionados próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser derrubadas pela força do vento.


Além de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, outras cidades da região como Santana do Paraíso, Belo Oriente, Dionísio e Jaguaraçu também estão sob o mesmo alerta. Os moradores devem permanecer atentos aos comunicados oficiais e redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco.


Segundo o Inmet, mesmo sendo um alerta de “perigo potencial”, os efeitos das chuvas podem ser significativos. A orientação é para que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e entre em contato com a Defesa Civil em caso de emergências.


Destaques