"Brasil nunca teve mais de 480 mortes por dia"; veja a guerra de números

Por Plox

25/05/2020 21h05 - Atualizado há quase 4 anos

Técnicos do Ministério da Saúde afirmaram ao PLOX em uma entrevista coletiva cedida na noite dessa quinta-feira (21), no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, que o Brasil nunca teve mais de 480 mortes por Covid-19 ao dia. 

Diariamente, são divulgadas as atualizações dos registros que foram feitos nas últimas 24 horas pelo Ministério da Saúde. Muitas pessoas acabam acreditando que todas as mortes mencionadas teriam ocorrido no mesmo dia, mas não é bem assim: muitas cidades, pequenas, com pouca estrutura, acabam demorando muito para confirmarem e enviarem os dados para registro. Esses e outros motivos podem levar a uma distorção da realidade.

Nos últimos dias ocorreram registros diários em torno de 800 e até mais de 1000 casos por dia, mas, de acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, no Brasil não teve em um único dia mais de 480 pessoas que tenham morrido por Covid-19.

WhatsApp Image 2020-05-21 at 18.00.19 Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

 

No entanto esses boletins, em meio há vários números e estatísticas durante a pandemia, que tinham o dever de elucidar as dúvidas da população acabam jogando contra e desinformando ainda mais. 

O que concluímos é que nós brasileiros estamos precisando, digamos assim, desmistificar os números. O que estamos aprendendo é que números por si só não esclarecem a situação. Pior que isso, podem até mesmo criar um caos de desinformação. 

Nesta segunda-feira (25), por exemplo, o Ministério da Saúde divulgou que mais 804 mortes pela doença foram registradas no país. Isso não quer dizer que essas pessoas morreram nas últimas 24 horas, mas sim que 804 mortes que não haviam sido contabilizadas anteriormente foram registradas na data referida. 

De acordo com os técnicos do Ministério da Saúde, até então, o dia que mais pessoas morreram no país foi 5 de maio, quando 480 pessoas morreram. Mas, ainda de acordo com o ministério, isso não quer dizer que esse ou o número de óbitos de outros dias mude, pois milhares de mortes estão sendo investigadas. 

Fato em meio aos números 

No meio desta guerra de números, uma das diversas interpretações possíveis para as disposições dos números nos boletins é imutável: mais de 23 mil pessoas morreram no país pela doença. Independente do dia que de fato as mortes aconteceram, elas aconteceram. Isso jamais pode ser esquecido ou negligenciado. 

Entrevista no Palácio do Planalto

Na noite dessa quinta-feira (21), técnicos do Ministério da Saúde conversaram jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. A repórter enviada pelo PLOX fez pergunta diretamente a um dos entrevistados. 

O próprio representante do Ministério da Saúde admitiu que a uma certa dificuldade de lidar com os números, pois não se sabe ao certo se estes correspondem ou não ao dia que que estão sendo divulgados.

Screenshot 19 Foto: Reprodução/

 

Segundo os técnicos, oficialmente,  o maior número de óbitos por coronavírus em um único dia ocorreu no dia 05 de maio, quando 480 pessoas diagnosticadas com a doença morreram.

A informação do diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância, Eduardo Macário é que “estamos cada vez mais próximos de uma curva verdadeira do número de casos que têm ocorrido no Brasil", afirmou ele na entrevista.
Segundo os técnicos da saúde, 69% dos óbitos foram de pessoas com mais de 60 anos e 63% do das mortes ocorreram em pessoas com pelo menos algum fator de risco. 

Destaques