Bolsonaro lidera para eleições de 2026, mesmo inelegível

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas revela liderança do ex-presidente

Por Plox

25/05/2024 07h21 - Atualizado há 19 dias

Mesmo após quase um ano de sua inelegibilidade declarada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jair Bolsonaro ainda é a principal figura da direita no Brasil. Esta constatação foi divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (24).

Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Presidência da República/Carolina Antunes

Pesquisa aponta Bolsonaro à frente de Lula

A pesquisa simulou diferentes cenários para as eleições de 2026 e revelou que, em uma disputa direta, Bolsonaro supera o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora Lula tenha uma vantagem sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o levantamento indica que essa vantagem estaria dentro da margem de erro, apontando um possível empate técnico.

Em números, Bolsonaro alcançaria 38,8% dos votos, enquanto Lula ficaria com 36%. Na projeção de um segundo turno, Bolsonaro obteria 42% contra 41,7% de Lula.

Crescimento da popularidade espontânea de Bolsonaro

O levantamento também revelou um aumento significativo nas menções espontâneas a Bolsonaro entre os eleitores. Este índice passou de 12,3% em agosto do ano passado para 16,1% neste ano, indicando um crescimento na sua popularidade.

Metodologia da pesquisa

O Instituto Paraná Pesquisas realizou a consulta com 2.020 eleitores em 160 municípios, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal. A pesquisa possui um grau de confiança de 95%.

Destaques