Prazo para entrega do IR 2024 termina na próxima semana; mais de 10 milhões ainda não declararam

Declarações devem ser enviadas até sexta-feira (31), quando também será liberado o primeiro lote de restituição

Por Plox

25/05/2024 08h12 - Atualizado há 25 dias

Menos de uma semana antes do fim do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda de 2024, mais de 10 milhões de contribuintes ainda não cumpriram sua obrigação. O prazo se encerra na próxima sexta-feira (31), data em que também será liberado o pagamento do primeiro lote de restituição, que será o maior valor já pago pela Receita Federal.

Quem precisa declarar

De acordo com o contador Haroldo Andrade, são obrigados a declarar o Imposto de Renda aqueles que receberam mais de 30 mil reais em rendimentos tributáveis: “Quem teve o rendimento acima de R$ 30 mil, quem tem rendimentos isentos acima de R$400 mil, quem teve algum tipo de movimentação em bolsa de valores - independentemente de se teve prejuízo ou lucro - precisam declarar. Quem tem posses, propriedades rurais também são devem fazer a declaração para informar o que tem e o que explora dessa atividade rural.”

Multas por atraso

Quem não entregar a declaração dentro do prazo estará sujeito ao pagamento de multa. “Lembrando que quem não entrega dentro do prazo terá que arcar com multa, além de continuar com a obrigação de entregar a declaração”, destacou Andrade.

Estados com mais declarações enviadas

Até o momento, os estados com maior número de declarações entregues são São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Destaques