Diretor da PF será ouvido na Câmara sobre escolta irregular a procurador do INSS

Andrei Rodrigues prestará esclarecimentos sobre escolta considerada ilegal concedida a Virgílio de Oliveira Filho, procurador afastado do INSS

Por Plox

25/05/2025 16h02 - Atualizado há 2 dias

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, está com presença aguardada na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre uma escolta considerada ilegal envolvendo o procurador-geral afastado do INSS, Virgílio de Oliveira Filho. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, dia 28 de maio, às 10h da manhã.


Imagem Foto: Agência Brasil


O caso em questão gira em torno de imagens registradas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 28 de novembro de 2024. Elas mostram Virgílio de Oliveira Filho e o empresário Danilo Trento sendo acompanhados por um agente da Polícia Federal até uma viatura oficial da corporação, que deveria ser utilizada exclusivamente por agentes em serviço. A ação é considerada irregular pela PF.



O policial federal identificado nas imagens é Philipe Roters Coutinho. Após a divulgação dos registros, ele foi afastado de suas funções. A escolta prestada a Virgílio e Trento não possuía respaldo institucional e gerou forte repercussão dentro do órgão e entre parlamentares.



Além do episódio da escolta, os deputados pretendem questionar Andrei Rodrigues sobre possíveis interferências na operação Sem Desconto. Essa operação tem como foco desmantelar fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS, ligados a entidades associativas.


Inicialmente, os parlamentares requereram a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mas decidiram alterar o pedido, redirecionando-o ao chefe da Polícia Federal. A decisão foi aprovada pela Comissão de Segurança.


A participação de integrantes do governo federal em comissões dominadas pela oposição costuma ser marcada por tensão. A ida de Rodrigues, mesmo que seja apenas um convite e não uma convocação formal, é vista como fundamental para evitar desgastes institucionais.


A investigação da Polícia Federal aponta que o uso da viatura oficial para transportar o procurador afastado não seguiu os protocolos e foi caracterizado como 'escolta ilegal'

.

Com a audiência agendada, cresce a expectativa por esclarecimentos que podem influenciar diretamente os rumos das apurações em andamento sobre fraudes no INSS e o uso indevido da estrutura da Polícia Federal.


Destaques