Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Mais de 60% dos atendimentos na UPA de Ipatinga poderiam ser feitos em UBSs

Município enfrenta superlotação nos serviços de urgência e reforça atendimento básico para casos leves

25/05/2025 às 17:24 por Redação Plox

Um levantamento recente da Prefeitura de Ipatinga revelou que mais de 60% dos atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município nos últimos 30 dias foram casos leves, que poderiam ter sido tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A UPA atendeu mais de 11 mil pessoas no período, sobrecarregando os serviços de urgência e emergência da cidade.


Imagem Foto: Divulgação

Segundo o secretário de Saúde, Walisson Medeiros, muitos moradores continuam procurando a UPA com sintomas como febre, dor no corpo, tosse ou mal-estar, condições que não exigem atendimento emergencial. “Isso acaba tirando a vaga de quem realmente precisa, como vítimas de acidentes ou pacientes em estado crítico”, alertou o secretário. Atualmente, a UPA opera com mais de 140% da capacidade, enquanto o Hospital Municipal ultrapassa os 112% e o Hospital Márcio Cunha chega a 110%.


Para enfrentar essa situação, a Prefeitura adotou medidas para reorganizar o fluxo de atendimentos. Entre as ações, destaca-se a ampliação do horário nas UBSs dos bairros Canaã e Iguaçu. Agora, essas unidades oferecem pronto atendimento de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, sem necessidade de agendamento prévio.


Como reforço neste fim de semana, a UBS do Canaã também estará aberta no sábado (24) e no domingo (25), das 9h às 17h. A medida visa acolher moradores com sintomas leves, oferecendo uma alternativa mais próxima de casa e evitando a ida desnecessária à UPA.


A Secretaria de Saúde orienta que a população utilize corretamente os serviços de saúde, buscando sempre as UBSs para casos de menor gravidade. Essa conduta contribui para manter os recursos hospitalares disponíveis para situações emergenciais.


Serviço:


UBS Canaã - Rua Maná, 151 – Canaã


UBS Iguaçu - Avenida José Júlio da Costa, 286 – Iguaçu


Horário: Segunda a sexta-feira, das 17h às 22h


Excepcionalmente neste fim de semana: UBS Canaã, das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento.


Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19
SAúDE

Brasil registra 169 casos da variante Delta

Boletim informa que 13 pacientes tiveram quadro grave e morreram

SAúDE

Morte e casos de Escherichia coli nos EUA são vinculados ao consumo de sanduíche do McDonald's

Bactéria foi associada ao consumo do sanduíche Quarterão; investigações focam em carne e cebola

AHBB assume oficialmente a gestão do Hospital Maternidade de Timóteo
SAúDE

AHBB assume oficialmente a gestão do Hospital Maternidade de Timóteo

Nova gestora promete reestruturação, ampliação de serviços e continuidade no atendimento 100% SUS

pessoa sendo vacinada
SAúDE

Redes Estadual e Particular de ensino: Ipatinga abre cadastro para vacinação de profissionais

Num único dia, foram vacinados mais de 600 trabalhadores. Governo estabelece agora escalonamento para sequência das imunizações com agilidade e organização

para você
Concurso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES oferece vagas para níveis médio e superior com salários de até R$ 7,5 mil
EMPREGO

Concurso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES oferece vagas para níveis médio e superior com salários de até R$ 7,5 mil

Seleção pública vai preencher 981 vagas com oportunidades em diversas áreas e salários atrativos

GERAL

HMEM representa Ipatinga em congresso e publica artigo em revista especializada

9ª edição de revista foi lançada no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

48261296461_17100aa629_c.jpg
ESPORTES

Escalados, Cruzeiro e Atlético se enfrentam no Mineirão

A bola rola às 16h pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro

Miss Universo 2026 será em Porto Rico, palco da única destituição da história
LAZER

Miss Universo 2026 será em Porto Rico, palco da única destituição da história

Anfitrião da edição de 75 anos, país carrega lembrança da perda de coroa da russa Oxana Fedorova em 2002