Morre ginecologista Emilio Fernandes aos 95; parte da história de Ipatinga

Morre ginecologista Emilio Fernandes aos 95; parte da história de Ipatinga

Por Plox

25/05/2025 10h03 - Atualizado há cerca de 2 meses

Morreu nesse, 24 de maio de 2025, aos 95 anos, o médico ginecologista e obstetra Emílio Gomes Fernandes, conhecido como Dr. Emílio, em Ipatinga (MG). Cintia Ferrer Fernandes, filha dele, conversou com o PLOX na manhã deste domingo.  “Ele deixa um exemplo de serenidade”, afirmou.  Sobre o hábito de cuidar da saúde e não ser sedentário, ela disse: “por isso conseguiu chegar a essa idade”.


Imagem Foto: arquivo pessoal

Dr. Emílio,  estava internado no Hospital Márcio Cunha desde terça-feira (20), após ser diagnosticado com uma úlcera. Devido à idade avançada, não resistiu aos procedimentos de tratamento e sofreu uma parada cardíaca.

“Ele morreu sem dor, com muita serenidade. Eu estava com ele, meu irmão e meu filho. Partiu com serenidade, tal como era o jeito dele”, afirmou a filha.


Natural de São Domingos do Prata, Dr. Emílio chegou ao Vale do Aço em 1959, a convite do então diretor de Relações Públicas da Usiminas, Mário Rola. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1958, estabeleceu-se em Ipatinga, onde construiu sua carreira e família. Sua atuação na medicina começou antes mesmo da inauguração do Hospital Márcio Cunha, em 1965, sendo responsável por milhares de partos na região.

A história passou por sua mão

Imagem Foto: arquivo pessoal

Morador nas proximidades da sede do PLOX Vale do Aço, por onde , por muitos anos, ele passava fazendo suas caminhadas, ele tinha frase curtas que conseguem resumir partes da história da região: Sempre bem humorado ele dizia: “Sou o único homem que conhece totalmente todas as mulheres de Ipatinga, ou fiz o parto para elas nascerem para esse mundo, ou fiz o parto dos filhos delas. E muitas eu fiz as duas coisas: fiz nascer e fiz darem à luz os seus filhos”, dizia sorrindo.


Imagem Foto: arquivo pessoal

Dr. Emílio era casado com Therezinha Ferrer Fernandes, de 91 anos, e deixa quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos.


Sepultamento 

O velório será realizado a partir das 10h deste domingo (25), no Funeral Hall, localizado na Avenida Zita de Oliveira, no Novo Centro. O sepultamento está marcado para as 15h do mesmo dia, no Cemitério Parque Senhora da Paz, no bairro Veneza II.

A comunidade de Ipatinga lamenta profundamente a perda de um profissional que dedicou sua vida à medicina e ao bem-estar das famílias da região.



Destaques