Univale apoia campanha “Panela Velha” da Ascarf

Objetivo é arrecadar fundos para construção de um dos muros da sede da associação de catadores, que fica no Distrito Industrial

Por Plox

25/06/2021 16h12 - Atualizado há quase 3 anos

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) são parceiros da campanha "Panela velha", lançada pela Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf). A atividade é parte de uma prática extensionista, e os alunos são responsáveis pela criação de peças de divulgação da campanha para as mídias sociais da Ascarf, além de produzirem um vídeo com o mesmo objetivo.

O refrão da música "Panela velha", do cantor Sérgio Reis, inspirou o slogan da campanha: "Panela velha é por uma causa boa", que tem como objetivo arrecadar materiais que serão vendidos para empresas de reciclagem. Os recursos arrecadados serão usados na construção de um muro e do telhado da sede da Ascarf, localizada no Distrito Industrial de Valadares.

Foto: Divulgação

 

Por enquanto, Keila Alves, coordenadora da Ascarf, não estipulou uma meta de arrecadação, nem prazo de duração da campanha, mas acredita que o que conseguirem arrecadar ajudará bastante. Segundo ela, o principal objetivo é concluir um dos muros na sede da associação, além de complementar a renda dos menos de 10 catadores que a associação possui. A coordenadora disse que teve a ideia de criar a campanha porque conheceu uma iniciativa semelhante e com bons resultados. Segundo Keila, “pode ser doado qualquer tipo de panela, sejam de alumínio ou metal. Todas têm valor para a campanha”. As panelas doadas irão para um galpão para serem triadas e depois vendidas para pontos de reciclagem.

Além de doar utensílios que não usam mais, as pessoas que aderirem à campanha estarão ajudando os catadores da Ascarf, e contribuindo com o meio ambiente, pois os vasilhames serão reciclados. Quem tiver interesse em ajudar, deve procurar um dos pontos de coleta abaixo. Ou, se preferirem, basta ligar para a coordenadora da associação e solicitar o recolhimento. O telefone de contato é o (33) 9.8704-9426 (Keila Alves). 

A Ascarf foi fundada em 18 de agosto de 2018, com 55 catadores. Atualmente, são apenas oito. Para realizar as coletas, eles usam uma caçamba concedida pela prefeitura. Quando conseguem coletar uma boa quantidade de materiais recicláveis, vendem e dividem o valor por igual entre os associados. A renda varia entre R$ 150,00 e R$ 200,00 por mês.

Pontos de coleta:

- Sede da Ascarf: Avenida Industrial, 296, Distrito Industrial.
- Portaria do Campus I da Univale: Rua Juiz de Paz José de Lemos, 695, bairro Vila Bretas
- Portaria do Campus II da Univale: Rua Israel Pinheiro, 2000, bairro Universitário

Destaques