Coronel Fabriciano promove Caminhada da Paz contra as drogas
A caminhada é alusiva ao Dia Internacional sobre o abuso e tráfico ilícito de drogas, comemorado no domingo, dia 26
Por Plox
25/06/2022 12h20 - Atualizado há mais de 2 anos
A Prefeitura de Coronel Fabriciano vai promover na próxima terça-feira, dia 28 de junho, a 1ª Caminhada da Paz com o objetivo de chamar a atenção para o combate às drogas e ao tráfico ilícito
A caminhada sairá da Praça do Barrilzinho, às 09h, com destino à Praça da Estação. Com o comércio aberto, a organização da caminhada pretende abordar a população e alertar para o crescente número de casos que desaguam nos setores de saúde mental, sobrecarregando o sistema de saúde e gerando danos às famílias.
Para reforçar o trabalho do município e envolver a sociedade nas discussões, foram convidados religiosos, líderes comunitários, mobilizadores sociais e representantes em cargos públicos para participarem da caminhada. Estudantes e jovens integrados em projetos sociais também vão participar.
A caminhada é alusiva ao Dia Internacional sobre o abuso e tráfico ilícito de drogas, comemorado no domingo, dia 26. Para debater o tema, a Secretaria de Governança da Saúde também realizou um fórum com o propósito de capacitar os servidores para a saúde em rede, promovendo conhecimento no tratamento e encaminhamento de casos.
Conselho entra em ação
Com o retorno das reuniões presenciais – após pandemia, o município reativou mais um conselho para que a sociedade participe da elaboração das ações de governo. O COMPPUD – Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas teve os trabalhos retomados com a eleição de uma nova diretoria. Os membros serão empossados no próximo dia 14.
A missão do COMPUD é atuar junto à administração municipal na elaboração e execução de políticas públicas voltadas ao enfrentamento de um dos problemas mais graves da atualidade, o consumo de drogas e seus reflexos na rede de saúde.
Desde a pandemia, é crescente o número de casos de pessoas que buscam nas drogas formas de enfrentar problemas sociais e estruturais.