Ipatinga realiza dia de combate à Asma neste sábado

Evento que tem como tema “Um fôlego Novo Pra Respirar” está sendo realizado hoje

Por Plox

25/06/2022 09h20 - Atualizado há quase 2 anos

Na manhã deste sábado (25), a prefeitura de Ipatinga está realizando o Dia D de Combate à Asma. O evento, realizado pela equipe do Programa Respirar, começou por volta de 9h e segue até 12h, no galpão do Parque Ipanema. A iniciativa terá uma programação infantojuvenil diversificada, com muitas brincadeiras, apresentações do grupo Expresso Graça, da banda de música da escola TOM (Tenente Oswaldo Machado) e teatro infantil “Asma levada a sério”. Como parte da programação, o público também poderá ver a exposição do artista Vinícius Artes. 

Prevenção de crises

O Projeto Respirar é destinado a pacientes menores de 18 anos acometidos de asma, a doença crônica mais comum na infância. O objetivo é prevenir as crises e reduzir o risco de internações, com o controle adequado da doença, orientações sobre cuidados com o ambiente da criança e o uso correto de medicamentos. “O controle adequado da doença permite à criança ter uma boa qualidade de vida, brincar, correr... enfim, ter um fôlego novo para respirar”, diz a médica pediatra Marina Ricardo Soares Lopes. 

 

Foto: divulgação

 

Em Ipatinga, o Programa é desenvolvido em todas as Unidades Básicas e conta com profissionais capacitados das Equipes de Saúde da Família (ESF), que realizam o acompanhamento dos pacientes com consultas programadas. Já os atendimentos a pessoas adultas são realizados na Policlínica Municipal, mas somente após avaliação e encaminhamento das UBS’s.

A asma afeta milhões de pessoas no mundo todo. Estima-se que o Brasil tenha aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Desse total, 22% são crianças e adolescentes. 


 

Destaques