Caminhada marca campanha contra a violência à pessoa idosa em Ipatinga nesta sexta (27)
A ação será realizada nesta sexta-feira, 27, no centro da cidade, com apoio de diversos grupos e entidades locais
Por Plox
25/06/2025 16h17 - Atualizado há 6 dias
A Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPII), está promovendo a Caminhada do Junho Violeta nesta sexta-feira (27), com concentração marcada para às 8h30 na Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade.

A ação faz parte da campanha nacional Junho Violeta, que visa alertar sobre a violência sofrida por idosos, um tema que ainda enfrenta resistência quando se trata de denúncia e conscientização. Ao longo do mês, atividades como blitze educativas, rodas de conversa, panfletagens informativas e cine debates foram realizadas, envolvendo não apenas a população, mas também entidades parceiras.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ipatinga, Priscila Araújo, “a violência contra a pessoa idosa ainda é, em grande parte, silenciosa. Por isso, é essencial estimular a denúncia e ampliar o debate com toda a sociedade.”

Para o secretário de Assistência Social, Flávio Miranda, o Junho Violeta é uma excelente oportunidade para reforçar o direito de envelhecer com dignidade, destacando que denunciar qualquer tipo de abuso é um ato de cidadania e respeito.

A caminhada é aberta a todos e tem como sugestão o uso da cor roxa, em sinal de apoio à causa. Durante o evento, a população será incentivada a fazer denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa pelos canais: Disque 100, Polícia Militar (190) ou Disque Denúncia (181).