Nico Williams entrega medalha à mãe após ajudar Espanha a conquistar Copa do Mundo
Atacante participou do gol decisivo de Ferran Torres na vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, na prorrogação.
Vinicius Júnior ampliou seu espaço entre nomes históricos da Seleção Brasileira ao balançar a rede duas vezes na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, nesta quarta-feira (24), pela rodada final do Grupo C da Copa do Mundo. Com isso, o atacante chegou a cinco gols em Mundiais e alcançou as marcas de Romário, Garrincha e Zico.
Com uma atuação coletiva brilhante, Brasil confirma favoritismo, faz três na Escócia e passa em 1º
Foto: Divulgação FIFA
O primeiro gol saiu logo aos sete minutos, depois de uma retomada de bola de Rayan. Vini avançou, driblou o goleiro Angus Gunn e colocou o Brasil em vantagem no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. Ainda antes do intervalo, o camisa 7 marcou novamente ao completar de cabeça um cruzamento de Bruno Guimarães. Na segunda etapa, Matheus Cunha fez o terceiro e confirmou o triunfo brasileiro.
Na Copa de 2022, no Catar, Vinicius Júnior participou de quatro partidas e marcou uma vez, contra a Coreia do Sul. Já na edição de 2026, fez gols diante de Marrocos e Haiti antes da atuação decisiva contra os escoceses. Ao todo, são cinco gols em sete jogos de Copa do Mundo.
O feito o coloca ao lado de três referências da história brasileira no torneio: Romário, campeão em 1994, Garrincha, destaque do título de 1962, e Zico, presente nas edições de 1978, 1982 e 1986. A diferença é que Vini atingiu esse número em menos partidas: Romário precisou de oito jogos, Garrincha de 12 e Zico de 14.
Além de marcar cinco vezes, o atacante também soma três assistências. Assim, chegou a oito participações diretas em gols da Seleção em Copas e igualou Ronaldinho Gaúcho, que terminou com quatro gols e quatro assistências em dez partidas. Vinicius, porém, alcançou esse total com três jogos a menos.
Os quatro gols anotados por Vini Jr. nesta Copa também repetem a melhor marca de Neymar em uma única edição do torneio. O camisa 10 havia feito quatro gols no Mundial de 2014, disputado em casa.
Se voltar a marcar uma vez mais, Vinicius chegará aos seis gols e igualará Bebeto e Rivellino entre os artilheiros brasileiros em Copas. No topo da lista segue Ronaldo, com 15. Já classificado em primeiro lugar no Grupo C, o Brasil joga novamente na segunda-feira (29), às 14h, em Houston, diante do segundo colocado do Grupo F.