Fabricante de implantes de silicone faz recall por ligação com câncer raro
Em relação ao Brasil, a empresa recolherá as próteses Natrelle Expansor Tissular, Natrelle Implante Mamário Texturizado e o Natrelle Implante Mamário Duplo Lúmen
Por Plox
25/07/2019 08h09 - Atualizado há mais de 5 anos
Desde essa quarta-feira, 24 de julho, cirurgiões de todo o mundo estão proibidos de implantar em suas pacientes próteses de silicone da fabricante Allegran. A empresa anunciou que também fará um recall (substituição) dos implantes. A decisão veio após a agência reguladora americana Food and DrugAdministration (FDA), obter informações que seus produtores podem elevar o risco de câncer, já que se observou a ligação da prótese com grande parte de casos de linfoma anaplásico de grandes células, um tipo raro de câncer.
Produtos serão recolhidos e recomendação é que as pacientes troquem o implante-Foto: Reprodução/Imagem Ilustrativa
A Allegran afirmou que está tomando as providências necessárias e em nota, informou que "a partir de agora, cirurgiões não devem mais utilizar as próteses e expansores de tecido mencionados e todos os produtos em estoque devem ser devolvidos à Allergan. A Allergan fornecerá todas as informações e orientação aos clientes sobre como devolver produtos não utilizados”. Os implantes não serão mais vendidos ou distribuídos onde ainda há os produtos.
A agência reguladora recomenda que pacientes implantadas com o produto façam sua remoção e que em caso de dor ou inchaço, o médico deve ser consultado. Em relação ao Brasil, a empresa recolherá as próteses Natrelle Expansor Tissular, Natrelle Implante Mamário Texturizado e o Natrelle Implante Mamário Duplo Lúmen. Dos 570 casos do linfoma no mundo, 80% têm ligação com a utilização da marca. De 33 mortes pelo câncer, 12 tinham o implante do fabricante. Qualquer informação pode ser obtida pelo telefone: 0800 14 4077, de 8h às 17h (Segunda a sexta-feira).
Atualizada às 9h23