Polícia Federal cumpre mandados por supostos desvios na Cemig

Devem pesar sobre os envolvidos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, peculato e falsidade ideológica

Por Plox

25/07/2019 14h42 - Atualizado há cerca de 5 anos

A Polícia Federal cumpriu sete mandados de busca e apreensão em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Salvador, por suposto envolvimento em destino final de valores desviados da Cemig Geração e Transmissão. A operação denominada ‘Operação E o Vento Levou’ foi deflagrada nessa quinta-feira, 25 de julho, e segue em sua segunda fase. As provas indicaram que os envolvidos, entre pessoas físicas e empresas, residem em Nova Lima (MG), Bernardo do Campo (SP), e em Salvador, Lauro de Freitas e Milagres (BA).

Devem pesar sobre os envolvidos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, peculato e falsidade ideológica. Se condenados e com punições somadas, os suspeitos podem ser penalizados com 9 até 38 anos de prisão.

A primeira etapa da força-tarefa teve como alvo o desvio do dinheiro em si, da Cemig Geração e Transmissão. Os valores seriam da Renova Energia SA e chegavam a  R$ 850 milhões. Seria feito o repasse de parte do dinheiro através de contratos emitidos acima do valor com a empresa Casa dos Ventos e distribuição a diversas companhias por meio de transferência. 

Atualizada às 8h13

Destaques