Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Projeto prevê que placas de veículos voltem a informar cidade e estado; entenda

A matéria está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovada, o texto seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

25/07/2023 às 12:23 por Redação Plox

Em 2020 a placa modelo Mercosul foi adotada no Brasil, e levou diversos motoristas a realizarem a troca para o modelo novo, no entanto, uma nova mudança no objeto de identificação dos veículos. É o que prevê o Projeto de Lei 3.214/2023, protocolado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

O projeto prevê que as placas veiculares poderão voltar a informar o município e o estado de registro do veículo. A matéria está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovada, o texto seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Modelo da placa utilizada no Brasil. Foto: PCMG/Divulgação.

 

O parlamentar ressalta que, ao longo dos anos, o formato e o conteúdo das placas evoluíram, com alterações que visaram principalmente à padronização e a uma ampliação do número de combinações possíveis para atender à crescente frota de veículos.

Amin considera, no entanto, que a informação ostensiva do local de registro do veículo é importante para as autoridades de trânsito e de segurança pública conseguirem identificar com facilidade a origem de um automóvel em situações como infrações, roubos, furtos e outros crimes relacionados ao transporte.

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, argumenta Amin.

Placa Mercosul

A atual Placa de Identificação Veicular (PIV) foi criada com a intenção de dificultar falsificações e padronizar as placas dos países que integram o Mercosul. Uruguai adotou a placa em 2015, Argentina, em 2016, Brasil, em 2018 e Paraguai, em 2019. No entanto, a placa Mercosul só passou a ser obrigatória para todos os veículos novos no Brasil a partir de 2020. Para veículos usados, a placa Mercosul substitui a placa cinza em casos específicos, como transferência de propriedade e mudança de estado ou de município.

Apesar de a cidade de origem do veículo não constar na placa Mercosul, um aplicativo oficial do governo federal chamado Sinesp Cidadão fornece essa informação, assim como a situação de regularidade do automóvel.


 

Compartilhar a notícia

para você
General Mills
ECONOMIA

Indústria de alimentos norte-americana anuncia expansão das operações em Minas Gerais

De acordo com o Governo de Minas, a previsão é de geração de até mil empregos

ECONOMIA

Altos juros barram lançamentos de imóveis para classe média no Brasil

Estudo revela impacto dos juros elevados na redução de novos empreendimentos habitacionais voltados à classe média, que tem enfrentado dificuldades para financiar a casa própria.

Jornal universitário da PUC Minas homenageia estudante que morreu em acidente em BH
EDUCAçãO

Jornal universitário da PUC Minas homenageia estudante que morreu em acidente em BH

Brunna Rosas, aluna do último período de Jornalismo, teve sua memória celebrada com fotos e mensagens na contracapa do Jornal Marco

CSFX promove Mostra de Profissões com planetário, universidades e atrações interativas
EDUCAçãO

CSFX promove Mostra de Profissões com planetário, universidades e atrações interativas

Evento gratuito acontece nesta quinta (5) em Ipatinga e reúne instituições do Brasil e do exterior com foco em carreiras e orientação profissional