Filho de Lula utiliza aeronave da FAB pela segunda vez em 2025

Luís Cláudio embarcou em voo oficial com Fernando Haddad entre São Paulo e Brasília

Por Plox

25/07/2025 10h27 - Atualizado há 8 dias

Pela segunda vez apenas neste ano, Luís Cláudio Lula da Silva, o filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para se deslocar entre cidades brasileiras.


Imagem Foto: Presidência


Dessa vez, o trajeto foi de São Paulo a Brasília, realizado na manhã da última terça-feira, dia 22. Luís Cláudio acompanhou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também embarcou no voo oficial. Segundo os registros da FAB, além dos dois, mais oito passageiros estavam a bordo da aeronave, sendo a maioria membros da equipe do Ministério da Fazenda.



O episódio marca a segunda participação do filho do presidente em voos da FAB em 2025. Em maio, ele também esteve em um avião oficial, naquela ocasião ao lado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, em viagem com o mesmo trajeto: de São Paulo até a capital federal.



Apesar das reações públicas e repercussões nas redes sociais, a presença de civis ou familiares de autoridades em aeronaves da FAB não configura nenhuma violação de normas, desde que sejam ocupadas vagas ociosas. A assessoria de Fernando Haddad esclareceu em nota que o transporte aéreo está amparado por decreto, o qual permite o uso das vagas não utilizadas por membros do governo para qualquer cidadão, desde que haja disponibilidade.


“As solicitações para vagas ociosas são preenchidas de acordo com a disponibilidade, no caso de o ministério não preencher todas as vagas”

, esclareceu o Ministério da Fazenda.
Destaques