Nova 381 desmente boato sobre cobrança de pedágio em setembro na BR-381

Concessionária esclarece que início da cobrança ainda depende de autorização da ANTT e do cumprimento de etapas contratuais

Por Plox

25/07/2025 19h00 - Atualizado há 7 dias

Circulou nesta sexta-feira, em diversos grupos de WhatsApp, uma informação de que a praça de pedágio localizada na BR-381, em João Monlevade, passaria a operar já em setembro, iniciando a cobrança de motoristas que trafegam pela rodovia. Diante da repercussão, a concessionária responsável pelo trecho, a Nova 381, veio a público esclarecer que essas informações são equivocadas.



Segundo as mensagens compartilhadas, os valores cobrados estariam entre R$10,75 e R$13,75, sendo o pagamento feito por sistema eletrônico, com prazo de até 30 dias para regularização do débito.


Imagem Foto: Rede Social


Diante da repercussão, a concessionária responsável pelo trecho, a Nova 381, veio a público esclarecer que essas informações são equivocadas. Leia a nota na íntegra:


A Nova 381 vem a público esclarecer informações equivocadas ventiladas em grupos de Whatsapp. A Concessionária informa que o início das operações de pórticos na BR-381 do sistema de pagamento eletrônico está condicionado à autorização da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres após o cumprimento de obrigações contratuais do plano inicial de manutenção do pavimento e conservação da faixa de domínio. Os valores a serem definidos serão levados a público a partir da publicação no Diário Oficial da União.


A Concessionária reforça que a fiscalização sobre a evasão, infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro, será de responsabilidade da ANTT. Informa ainda que os usuários da BR-381 portadores da tag eletrônica contarão com dois importantes modelos de desconto tarifário nos pórticos de pedágio ao longo do trecho concedido: o Desconto de Usuário Frequente (DUF) e o Desconto Básico de Tarifa (DBT). Todos os procedimentos para registro do veículo serão comunicados previamente, assim como o método de pagamento para quem não utiliza a TAG no veículo.


Imagem Foto: Nova 381


Destaques