‘O Auto da Compadecida’ chega a Ipatinga em versão de leitura teatralizada neste sábado e domingo
Espetáculo com figurino, luz e música acontece em Ipatinga neste fim de semana com ingressos a R$ 20 e arrecadação de alimentos
Por Plox
25/07/2025 18h00 - Atualizado há 7 dias
O palco do Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga, será tomado pela irreverência e criatividade com o espetáculo “O Auto da Compadecida” – Leituras Teatralizadas, um projeto das Santinhas do Pau Oco Produções, que estreia neste sábado e domingo no Vale do Aço. A proposta, que marca o retorno do grupo em comemoração às suas duas décadas e meia de atuação, apresenta ao público uma nova forma de vivenciar o teatro. Como é isso? O PLOX traz o spoiler, ao vivo. Acompanhe na Live direto do teatro no bairro Cariru.
A leitura teatralizada vai além da simples leitura de um texto, incorporando elementos como luz cênica, figurino e música ao vivo, o que permite aos espectadores acompanhar parte do processo criativo de uma montagem teatral com ensaios e improvisos.

Para dar início à programação, foi escolhida uma das obras mais emblemáticas do teatro brasileiro: “O Auto da Compadecida”, escrita por Ariano Suassuna. O espetáculo narra, de forma cômica e crítica, as aventuras dos personagens João Grilo e Chicó, dois amigos pobres do sertão que se envolvem em diversas confusões ao tentar convencer um padre a celebrar uma missa para uma cachorra doente. A trama se complica com a chegada de cangaceiros que aterrorizam a cidade, e somente a intervenção divina d’A Compadecida poderá trazer algum alívio.

João Grilo, o “quengo”, é um personagem astuto que consegue se safar das situações mais inusitadas usando apenas sua esperteza. Já Chicó, seu companheiro inseparável, é um contador de histórias prolífico, cujas mentiras parecem mais fruto da imaginação do que da malícia. Durante a encenação, suas armações e aventuras arrancam risadas da plateia, em uma crítica bem-humorada à realidade nordestina.
A direção e coordenação da leitura ficam por conta de Othon Valgas. O elenco é composto por Marcelo Vieira, Marcos Pinto, Fábio Araújo, Gustavo Horta, Bruno de Moura, Rodolfo Rodrigues, Éderson Caldas, João Carlos Cardoso, além de Claudiney de Souza no papel de Chicó e Diego Martins interpretando João. As participações especiais ficam por conta de Krica de Oliveira como A Compadecida e Felipe Fernandes como o Sacristão.

A entrada custa R$ 20,00, valor condicionado à doação de 1 kg de alimento não perecível. A classificação é livre, sendo o evento acessível para toda a família.